Menu

Prefeitura prevê convocação de 14 médicos aprovados no último concurso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, informou nesta quarta-feira, 8, que a prefeitura deve convocar 14 médicos aprovados no último concurso para compensar a saída de 20 profissionais que tiveram seus contratos encerrados no final de 2024.


Biths explicou que o encerramento dos contratos, ocorrido em 31 de dezembro, foi causado por impedimentos legais que não permitiram a prorrogação. Além da convocação dos concursados, ele destacou que a prefeitura poderá seguir o exemplo do governo estadual e decretar situação de emergência na saúde para viabilizar a contratação de novos profissionais.


“Não se trata de uma decisão administrativa, mas de um impedimento legal para manter o atendimento nas unidades. A decretação da situação de emergência pelo Governo do Estado é uma medida importante que oferece mecanismos legais para uma resposta mais rápida e efetiva. Com isso, nós, da prefeitura, também discutiremos a possibilidade de seguir essa iniciativa, acessando recursos específicos para ampliar os atendimentos nas nossas unidades e contratar profissionais de forma mais ágil. Hoje, temos um déficit de 20 médicos que tiveram contratos encerrados. O concurso em andamento prevê a convocação de 14 médicos, mas isso ainda deixará lacunas no atendimento”, explicou Biths.

Anúncio


O secretário destacou que a saúde pública do município enfrenta um momento crítico devido ao aumento da demanda nas unidades de saúde, especialmente para atendimentos relacionados a sintomas de Covid-19 e dengue.


“Estamos lidando com um aumento expressivo na demanda das nossas unidades. A decretação de emergência permitirá ampliar contratações em caráter emergencial, melhorando a estrutura das nossas unidades e oferecendo serviços mais ágeis à população. É importante lembrar que o concurso público da prefeitura já estava planejado desde o início da gestão, não só para médicos, mas para outros cargos também. No entanto, o crescimento na demanda acelerou esse processo, e agora buscamos mecanismos para contratar o número de profissionais necessário para atender adequadamente a população”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido