O novo presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (UB), foi o entrevistado do programa Bar do Vaz na tarde desta quarta-feira, 8. Durante a conversa, ele abordou temas como a composição da Mesa Diretora e as perspectivas para sua gestão no Poder Legislativo e negou que a Câmara Municipal será um puxadinho do Poder Executivo Municipal.
Lira iniciou a entrevista com o jornalista Roberto Vaz falando sobre a disputa pela presidência da Casa Legislativa. Ele explicou que o partido União Brasil considerou estratégico lutar pela presidência, formando uma chapa consensual, representativa e plural. O vereador lembrou que a sigla já havia cedido a vice-prefeitura ao PP. “Já de prontidão, de forma muito acertada, o União Brasil abriu mão da vice para o PP, o que foi uma composição bem acertada. Então entendemos que, com a formação da Mesa Diretora da Câmara, o União Brasil poderia indicar o nome para a presidência, com o apoio dos partidos aliados. Através de muita conversa e diálogo, falei com dirigentes partidários do PP, PL e com os vereadores eleitos, reforçando nossa intenção de fortalecer a Câmara. Na reta final, conseguimos montar uma chapa bem plural, onde todos os partidos tiveram representação. Isso resultou em uma Mesa Diretora inclusiva e representativa”, declarou.
Joabe também mencionou que, em 2023, recebeu convites para se candidatar à vereança. Ele avaliou que seria uma oportunidade para aprofundar seu trabalho em benefício da população. Segundo ele, o prefeito Tião Bocalom apoiou sua candidatura. “Eu sempre gostei de estar próximo das pessoas. Como secretário, eu acompanhava os serviços nas ruas e estava ao lado dos trabalhadores. Em 2023, as pessoas começaram a me convidar para a candidatura. Nunca havia conversado diretamente sobre isso com o presidente do União Brasil, mas percebi que poderia contribuir ainda mais como vereador. Já tinha mostrado meu compromisso com a população de Rio Branco, e vi na candidatura uma forma de ampliar esse trabalho. O prefeito Bocalom aceitou minha ideia e reconheceu meu perfil de trabalho. Ele tem essa pegada de dedicação, e percebeu que eu também tinha”, afirmou.
Lira destacou que sua campanha foi conduzida com humildade e foco no contato direto com os eleitores. “Fiz uma campanha pé no chão, de corpo a corpo. Saía cedo de casa e voltava tarde da noite, visitando as pessoas, conversando com elas. Minha campanha foi baseada em ouvir e estar próximo, mostrando o compromisso que sempre tive com a população”, concluiu.
Segundo o presidente do parlamento municipal, Joabe Lira, toda a zona urbana de Rio Branco agora conta com iluminação em LED. “Toda a zona urbana está iluminada. Colocamos iluminação de LED em todos os bairros de Rio Branco. Começamos no bairro Aroeira e expandimos para 230 bairros. Também instalamos iluminação moderna em locais como as avenidas Getúlio Vargas, Estrada da Floresta, e nos parques São Francisco e do Ipê. Além disso, implantamos um novo modelo de poste em vários pontos da cidade. Hoje, a iluminação pública em Rio Branco é um problema resolvido de forma moderna, com a tecnologia LED”, afirmou.
Durante sua participação no programa Bar do Vaz, Lira comentou sobre a transição de gestão após assumir a presidência da Câmara, elogiando o trabalho do ex-presidente Raimundo Neném (PL). Ele afirmou que um dos focos de sua gestão será aproximar a Câmara dos bairros da capital.
“Nós estamos agora no processo de transição administrativa. O ex-presidente Raimundo Neném realizou um excelente trabalho. Estamos organizando essa transição e analisando a parte administrativa da Casa. O que propusemos, junto com os outros vereadores, é criar um plano municipal forte e atuante, que aproxime a Câmara da população nos bairros. Como gestor público, mesmo sem experiência anterior na Câmara, percebo a importância de estar próximo da comunidade, entendendo suas demandas e buscando soluções para os problemas existentes. Nosso plano de ação é fortalecer o parlamento, os mandatos de cada vereador e a conexão entre a Câmara e a população”, explicou.
Lira também revelou um projeto que deve levar a Câmara às regionais de Rio Branco por meio de sessões itinerantes. “Nós temos um projeto de Câmara Itinerante, no qual realizaremos uma sessão em cada regional. Rio Branco é dividida em 10 regionais, então ao longo do ano queremos realizar uma sessão em cada uma, ouvindo a população, atendendo reivindicações e fiscalizando as ações do Executivo. Essa é a nossa meta no momento”, concluiu.
O vereador e presidente da Câmara, Joabe Lira, descartou novamente a possibilidade de a Câmara Municipal de Rio Branco se tornar um “puxadinho” da prefeitura de Tião Bocalom. Para ele, o objetivo é realizar uma gestão eficiente. “Não, de forma nenhuma. Como eu já disse, queremos fazer um bom trabalho. Queremos que essa legislatura seja uma das mais eficientes que já existiram. E, para isso, o primeiro passo é a união dos vereadores. Tenho enfatizado muito isso: que façamos essa união, independente de partido, ideologia ou posição política, para trabalharmos em prol da população. Unindo forças, poderemos realizar mais coisas para Rio Branco e de forma mais rápida”, afirmou.
Questionado sobre as eleições de 2026, Joabe garantiu que, caso Tião Bocalom seja candidato ao governo do Estado, acredita em um consenso entre os partidos de direita. “O prefeito não está falando sobre isso agora, pois está focado em entregar as obras que foram iniciadas. Mas, se lá na frente essa candidatura ocorrer, acredito que haverá uma composição. Os partidos de direita podem chegar a um acordo, como aconteceu agora em 2024. Será uma questão de diálogo e articulação política”, avaliou.
Com relação a questões ambientais, Joabe destacou a perspectiva de revitalização do Igarapé São Francisco. “Como você mencionou, fala-se muito sobre preservação, e moramos em um local onde essa pauta é fundamental. Contudo, precisamos do apoio internacional e da bancada federal para avançar nesse tema. Com certeza, vamos buscar protagonismo nessa área. Essa é uma pauta mundial, e estamos sentindo os impactos aqui”, concluiu.
ASSISTA AO VÍDEO: