Categories: Destaque 3 Notícias

Cruzeiro do Sul: Zequinha é o primeiro prefeito a criar secretaria de Segurança Pública no Acre

Por
Sandra Assunção

A prefeitura de Cruzeiro do Sul faz história ao anunciar a criação da primeira Secretaria Municipal de Segurança Pública do Acre, uma iniciativa da nova gestão do prefeito Zequinha Lima, que promete revolucionar a forma como a segurança é tratada em nível municipal.


Zequinha destacou a importância de integrar à segurança pública às funções da administração municipal. “É o primeiro modelo de governança em segurança pública municipal. A gente sabe que a segurança é uma responsabilidade de todos nós, mas não podemos jogar essa responsabilidade apenas para o governo do Estado. Precisamos ajudar o governo do Estado. A gente precisa ter coragem e ousadia para inovar. O tempo vai dizer se esta proposta de criação de uma Guarda Civil Municipal será viável, mas estamos determinados a trabalhar por Cruzeiro do Sul”, destacou Zequinha.


Ele ressaltou que, embora ainda não tenha sido nomeado um titular para a nova pasta, o procurador jurídico Dr. Rafael Sanson assumiu interinamente a função. Sanson foi empossado na segunda-feira, 6. “Estamos buscando meios e recursos para que essa secretaria possa desenvolver ações que garantam a segurança do cidadão em Cruzeiro do Sul”, pontuou Zequinha, que mencionou a importância de buscar parcerias com parlamentares e o acesso a recursos do Fundo de Segurança Nacional, essenciais para implementar políticas de segurança eficazes.


“Estamos conversando com parlamentares para acessar fundos de segurança nacional e garantir que possamos desenvolver ações que tragam mais segurança ao cidadão cruzeirense”, enfatizou Zequinha , afirmando que com a nova configuração, a expectativa é que a administração municipal avance em diversas áreas, promovendo o bem estar da população.


O procurador Rafael Sanson, que acumula as responsabilidades de procurador-geral do município e secretário de segurança pública, está encarregado de criar a estrutura organizacional da nova secretaria. Ele destacou a possível criação da Guarda Civil Municipal, que é um dos objetivos da nova secretaria. “Essa possibilidade foi uma das motivações para a criação da secretaria. A segurança pública é um tema sensível e de grande preocupação entre os cidadãos, que exige um planejamento estratégico que envolva a comunidade. Precisamos chamar a população para conversar e traçarmos juntos as estratégias que levarão a uma segurança pública efetiva e que atenda às necessidades de todos”, concluiu o secretário.


Share
Por
Sandra Assunção

Últimas Notícias

  • Acre

Secretaria de Meio Ambiente lamenta morte da esposa de Fernando Melo

A Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) manifestou pesar na noite desta quarta-feira, 8,…

08/01/2025
  • Juruá

Ex-vereador Jadinha morre aos 63 anos em Cruzeiro do Sul

O ex-vereador Jader Saraiva Machado Filho, o Jadinha, de 62 anos, morreu nesta quarta-feira, 8,…

08/01/2025
  • Acre

Trabalhador morre após sofrer mal súbito durante serviço

Um jovem de aproximadamente 22 anos, funcionário de uma empresa terceirizada contratada pelo Departamento de…

08/01/2025
  • Acre 01

Governadora em exercício empossa membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional

Proporcionando avanços nas políticas públicas e no controle da Segurança Alimentar e Nutricional estadual, a…

08/01/2025
  • Nacional

Moraes diz que plataformas continuarão no Brasil se respeitarem a lei

Um dia após o magnata Mark Zuckerberg - dono do grupo Meta, que controla o…

08/01/2025
  • Acre 01

Esposa de Fernando Melo tem morte encefálica confirmada; família autoriza doação de órgãos

Esmeralda Melo, 51 anos, esposa do ex-deputado federal e advogado Fernando Melo, teve morte encefálica…

08/01/2025