Pais de crianças com o Espectro do Transtorno Autista (TEA) estão preocupados com o anúncio da suspensão do contrato da prefeitura de Tarauacá com o Centro de Tratamento de Integração Sensorial (Centrin).
A reportagem do ac24horas teve acesso a depoimentos de pais que têm filhos atendidos no local. “O que a gente sabe é que o cancelamento será imediato. Nossa preocupação é que esteja sendo tratado de forma técnica e com a maior brevidade possível. A gente como pai sabe que uma interrupção, por menor que seja, causa um prejuízo enorme em nossos filhos”, afirma um dos pais.
Rodineia Guilherme, presidente da Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (AFAT) de Tarauacá, também menciona preocupação.
“Já era esperado ter essa mudança, o que precisamos é que todos os pais se unam para que nossos filhos não sejam prejudicados, o que queremos apenas são os direitos e garantias para os nossos filhos que estão na lei e isso precisa ser respeitado”, afirma.
A reportagem procurou o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, que confirmou que o contrato com o Centrin será cancelado, mas explicou que a decisão é uma recomendação do Ministério Público.
“Infelizmente nós temos um parecer do Ministério Público colocando que o Centrin, no formato que ele está funcionando, não tem como ter contrato com o poder público porque não tem que ser precificado cada atendimento. Hoje, o contrato recebe um valor fixo, independente da quantidade de crianças que atende ou não e independente da quantidade de profissionais que estejam à disposição. Só para você ter ideia, atualmente, o Centrin, que era para ter terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e psiquiatra infantil, só dispõe de um fonoaudiólogo que não atende a demanda e cinco psicólogos. Nós não estamos querendo ser contra Centrin, é o Ministério Público que colocou que se a gente pagar, eu vou recorrer em crime de improbidade administrativa”, disse Damasceno.
Pais de crianças com o Espectro do Transtorno Autista (TEA) estão preocupados com o anúncio…
Uma ação dos Policiais Militares da Força Tática do 1º Batalhão resultou na prisão Ayres…
Esmeralda Melo, 51 anos, esposa do ex-deputado federal e advogado, Fernando Melo, foi internada e…
Além da ponte do Rio Tarauacá, cuja cabeceira está sendo refeita pelo Departamento Nacional de…
Primeiro escalão do governo foi chamado para uma reunião na Casa Civil. A ordem deixada…
Uma colisão envolvendo uma motocicleta e uma bicicleta causou a morte de Ronildo de Melo…