Menu

Tarauacá suspende contrato com clínica e preocupa pais de crianças autistas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pais de crianças com o Espectro do Transtorno Autista (TEA) estão preocupados com o anúncio da suspensão do contrato da prefeitura de Tarauacá com o Centro de Tratamento de Integração Sensorial (Centrin).

A reportagem do ac24horas teve acesso a depoimentos de pais que têm filhos atendidos no local. “O que a gente sabe é que o cancelamento será imediato. Nossa preocupação é que esteja sendo tratado de forma técnica e com a maior brevidade possível. A gente como pai sabe que uma interrupção, por menor que seja, causa um prejuízo enorme em nossos filhos”, afirma um dos pais.

Anúncio

Rodineia Guilherme, presidente da Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (AFAT) de Tarauacá, também menciona preocupação.

“Já era esperado ter essa mudança, o que precisamos é que todos os pais se unam para que nossos filhos não sejam prejudicados, o que queremos apenas são os direitos e garantias para os nossos filhos que estão na lei e isso precisa ser respeitado”, afirma.

A reportagem procurou o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, que confirmou que o contrato com o Centrin será cancelado, mas explicou que a decisão é uma recomendação do Ministério Público.

“Infelizmente nós temos um parecer do Ministério Público colocando que o Centrin, no formato que ele está funcionando, não tem como ter contrato com o poder público porque não tem que ser precificado cada atendimento. Hoje, o contrato recebe um valor fixo, independente da quantidade de crianças que atende ou não e independente da quantidade de profissionais que estejam à disposição. Só para você ter ideia, atualmente, o Centrin, que era para ter terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e psiquiatra infantil, só dispõe de um fonoaudiólogo que não atende a demanda e cinco psicólogos. Nós não estamos querendo ser contra Centrin, é o Ministério Público que colocou que se a gente pagar, eu vou recorrer em crime de improbidade administrativa”, disse Damasceno.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.