Menu

Acre recebe 15 mil doses da vacina contra a Covid-19 para prioritários

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após solicitação emergencial do governo estadual ao Ministério da Saúde (MS), o Acre recebeu, no último sábado, 4, um reforço de 15 mil doses da vacina contra a Covid-19. A medida, segundo a gestão estadual, é parte das ações para conter o aumento de casos e prevenir quadros graves da doença no estado.


Durante coletiva de imprensa na última segunda-feira, 6, o prefeito em exercício, Alysson Bestene, havia declarado que existia uma previsão de chegada das doses do imunizante nos próximos dias, ao ac24horas ele disse que as doses do imunizante deveriam está em solo acreano entre essa terça-feira, 7 a quarta-feira, 8. “Eu tinha recebido uma informação que ela chegaria esses dias”, disse.


De acordo com a assessoria do governo, as doses são destinadas exclusivamente aos grupos prioritários, seguindo o planejamento que prevê uma dose anual para essas populações. Atualmente, o estoque total de vacinas no estado chega a 21.245 doses, considerando as 15 mil recém-recebidas e outras 6.245 já disponíveis nos municípios.

Anúncio


A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, reforçou a importância da vacinação. “Proteger os grupos prioritários é fundamental para evitar complicações graves e sobrecarga no sistema de saúde. Reforçamos a importância de que as pessoas elegíveis procurem os postos de vacinação”, destacou.


Quem deve se vacinar?


Os grupos prioritários para receber o reforço anual incluem:


Idosos;


Gestantes;


Pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares;


Imunossuprimidos, incluindo pacientes com HIV, hepatites, câncer e transplantados;


Povos indígenas;


Pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional;


Trabalhadores da saúde;


Pessoas com deficiência;


Populações ribeirinhas.

Anúncio


Crianças de 6 meses a menores de 5 anos também fazem parte do plano, mas seguem um esquema inicial de três doses, sem necessidade de reforço anual.


Com apenas 10% da população-alvo vacinada em 2024, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) intensifica campanhas de conscientização e mobilização. “Cada dose aplicada é um passo na direção certa para protegermos não só os indivíduos, mas toda a comunidade”, enfatizou Renata Quiles.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido