Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025, metade será destinada a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita até meio salário mínimo.
A modalidade Fies Social, lançada em 2024, permite o financiamento até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Dados do ministério mostram que, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.
Entenda
O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Desde 2018, segundo o MEC, o fundo possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
A aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que proíbe…
O Ministério das Comunicações lançou o edital de seleção pública para inscrição das entidades interessadas…
O cantor Gusttavo Lima rebateu o comentarista da GloboNews Demétrio Magnoli. Durante um programa do…
O eleitor que não compareceu ao segundo turno das eleições municipais de 2024 precisa justificar…
A Prefeitura de Acrelândia divulgou nesta segunda-feira, 6, o Decreto nº 028, que estabelece a…
Leandro da Silva Rodrigues, de 37 anos, acusado de assassinar brutalmente a adolescente Geovana Souza…