Menu

Ex-secretários de Saúde do AM são condenados por desvio de dinheiro público

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Justiça do Amazonas condenou os ex-secretários estaduais de Saúde, Edivaldo da Silva a 5 anos e três meses de prisão, além de multa, e Maria Belém Martins Cavalcante, a 3 anos e nove meses de prisão, que serão substituídas por medidas restritivas de direito que ela terá que cumprir, por desvio de dinheiro público. A sentença, proferida pelo juiz Reyson Silva no último dia 30, apontou que os crimes ocorreram em 2017, quando a dupla desviou verba através do pagamento a uma empresa em valores acima do normal ou por serviços não realizados.


Edivaldo da Silva e Maria Belém Martins Cavalcante, junto a outras quatro pessoas, foram denunciados pelo Ministério Público do Amazonas em outubro de 2020. A denúncia ocorreu após investigações conduzidas pela CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).


Na época, os deputados da CPI da Saúde investigaram contratos firmados pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) entre 2011 e 2020. Eles identificaram irregularidades em um pagamento indenizatório de R$ 868 mil a uma empresa de distribuição de medicamentos.

Anúncio


De acordo com o Ministério Público, a empresa foi contratada para realizar procedimentos de colposcopia e conização durante um mutirão de saúde nos municípios de Envira, Ipixuna e Guajará. No entanto, parte dos serviços não foi executada, enquanto outros foram cobrados com valores acima do mercado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido