Um adolescente de 17 anos, envolvido em uma série de crimes, será transferido para o Centro Socioeducativo da capital, onde ficará internado por tempo determinado. A decisão ainda não tem data definida, segundo o delegado Erick Ferreira Maciel, da Delegacia Geral de Polícia Civil de Xapuri, cidade a 184 quilômetros de Rio Branco (AC).
O menor, identificado como C.S.A., é acusado de matar o próprio irmão, José Pereira da Costa Júnior, de 26 anos, com um disparo de escopeta no tórax. O crime aconteceu na manhã de quinta-feira, 2 de janeiro e, segundo a polícia, a motivação do assassinato foi uma discussão entre os dois. José Júnior teria impedido que o acusado, que é usuário de drogas, espancasse a mãe, o que deixou C.S.A. extremamente irritado. Ele havia ameaçado o irmão de morte em diversas ocasiões, e o confronto aconteceu pouco antes de José Júnior sair de casa para o trabalho, quando foi surpreendido pelo menor armado.
Após cometer o crime, C.S.A. fugiu para uma propriedade de parentes no seringal Catete, do outro lado do Rio Acre. Ele foi localizado após uma ligação para o investigador Eurico Feitosa, na qual indicou o local onde estava escondido e afirmou que desejava se entregar pacificamente. A polícia, que já havia apreendido a arma usada no crime e drogas em sua casa, conduziu o menor até a delegacia, onde ele confessou o homicídio, afirmando que já havia planejado matar o irmão.
De acordo com a Polícia Civil, C.S.A. já possuía um histórico de envolvimento com o tráfico de drogas e envolvia-se em constantes ameaças e agressões contra a mãe, especialmente quando seu irmão não estava por perto para intervir.