O ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném (PL), encerrou seu mandato à frente do Poder Legislativo com um balanço que destacou a valorização dos servidores públicos, o relacionamento democrático com os poderes Executivo e Judiciário e a continuidade das obras da nova sede do parlamento.
Vindo da periferia do bairro Triângulo Novo, Neném relembrou sua trajetória antes de alcançar o terceiro mandato como vereador. Ele contou que começou como cabo eleitoral de outros políticos e enfrentou duas derrotas antes de consolidar sua carreira na política. “Nasci na periferia, fui cabo eleitoral de muitos candidatos, deputados, senadores. Depois fui candidato a vereador em 2012, perdi a eleição, perdi a eleição para deputado em 2014. Em 2016 fui eleito para o primeiro mandato, reeleito em 2020 e novamente em 2024. Estou no terceiro mandato. Agradeço a Deus, à minha equipe, à população, à minha família, minha esposa, minha filha, meus irmãos e meus pais. Estou feliz porque se encerrou o ciclo como presidente”, comentou.
Neném destacou os principais avanços de sua gestão como presidente da Câmara Municipal nos últimos dois anos (2023 e 2024). Ele afirmou que conseguiu tornar a Casa Legislativa mais independente e que concedeu aumentos a todos os servidores do parlamento. O encerramento de sua gestão sem notificações de órgãos de controle foi outro ponto comemorado.
“Como presidente, conseguimos deixar uma Casa independente, com luz própria. Claro que os poderes são harmônicos, mas fizemos um mandato diferente. Valorizamos os servidores e aprovamos projetos importantes para a população de Rio Branco. O mais importante é encerrar isso como ficha limpa, sem notificação no Tribunal de Contas ou no TCE. Estou passando a presidência para que o próximo presidente continue esse trabalho de independência, valorizando os servidores e agradecendo a Deus por tudo”, afirmou.
Como vereador reeleito, Raimundo Neném garantiu que continuará honrando os votos recebidos e intensificará sua atuação fiscalizadora sobre o Poder Executivo Municipal. Ele, no entanto, reforçou que será um parceiro do prefeito Tião Bocalom na aprovação de projetos de interesse público.
“O futuro agora é fiscalizar cada dia mais o Poder Executivo, visitar os bairros, comunidades e entidades que precisam da presença do vereador. Como presidente, minha função me segurava um pouco. Agora quero estar mais livre para fiscalizar e cobrar. Vou trabalhar com transparência, sendo parceiro do prefeito Tião Bocalom, honesto e transparente com a população que me elegeu”, concluiu.