Uma reunião nesta terça-feira, 31, entre os partidos PL, União Brasil, PP, Solidariedade e PSDB foi realizada na sede do Progressistas, no bairro Abraão Alab, em Rio Branco. Durante o encontro, foi apresentada a chapa de consenso para a composição da mesa diretora da Câmara Municipal, que contará com a participação de vereadores recém-eleitos.
Joabe Lira (UB) será o candidato à presidência da Casa Legislativa, enquanto Felipe Tchê (PP) e Leôncio Castro (PSDB), assumirão, respectivamente, as funções de 1º secretário e vice-presidente do Poder Legislativo Municipal. O vereador Antônio Moraes vai assumir a 2° secretaria.
A composição da chapa para a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco reflete a articulação política entre os partidos. O vice-presidente estadual do Progressistas (PP), Lívio Veras, confirmou que a formação da chapa de consenso foi intermediada pelo governador Gladson Cameli e pelo prefeito Tião Bocalom. “O Progressistas se sente lisonjeado com essa composição”, afirmou.
“Bloquinho” reforça apoio a Joabe Lira, que promete Câmara independente e comprometida com a sociedade
Representando o bloco parlamentar conhecido como “bloquinho”, o vereador Zé Lopes (Republicanos) destacou que a decisão da chapa foi tomada em consenso entre os integrantes do grupo. “Esse bloco hoje está registrado na Câmara Municipal. Nós decidimos que a opção seria essa que está posta aqui. Que você, Joabe Lira, mantenha as promessas que fizemos na campanha”, afirmou.
O candidato à presidência da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira (União Brasil), garantiu que o Legislativo será um poder independente e comprometido com os interesses da sociedade. “São muitas as reivindicações que, com uma Câmara Municipal forte e com o apoio do Poder Executivo, será possível atender. É importante que os dois poderes caminhem de forma independente, mas de mãos dadas, para que juntos possamos resolver os problemas que a população enfrenta”, ressaltou.
Já o candidato à vice-presidência, Leôncio Castro, destacou a importância de aproximar o Legislativo da comunidade. “Vamos levar a Câmara Municipal para dentro dos bairros. Não existe forma melhor do que ter a maioria dos vereadores unidos, aprovando projetos que realmente beneficiem a sociedade”, concluiu.
Embora os vereadores Samir Bestene e Elzinha Mendonça não tenham comparecido ao encontro, estiveram presentes os vereadores Raimundo Neném, Joaquim Florêncio, Antônio Moraes, Matheus Paiva, João Paulo Silva, Lucilene Vale, Bruno Moraes, Aiache, Rutênio Sá, Zé Lopes e Márcio Mustafá.
Também participaram da reunião o chefe da Casa Civil municipal, Valtin José, e o presidente estadual do PL, João Paulo Bittar, reforçando o alinhamento político entre as lideranças estaduais e municipais.