O Réveillon de Manaus, intitulado “Encontro da Nossa Gente”, acontece na Praia da Ponta Negra, na capital amazonense. A prefeitura informou que deve distribuir abafadores de som nos três palcos do evento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que tenham uma experiência mais confortável para este público durante a queima de fogos.
A entrega dos abafadores será realizada nos espaços reservados para as Pessoas com Deficiência (PcD), nos palcos dos três pontos: na orla do Amarelinho, no bairro Educandos, Zona Sul; no parque Amazonino Mendes, na alameda Alphaville, nas zonas Norte e Leste; e na praia da Ponta Negra, Zona Oeste.
A iniciativa, segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), surge como uma resposta à sensibilidade auditiva, característica comum entre pessoas com TEA, especialmente durante momentos de maior intensidade sonora. Apesar dos fogos do evento contarem com um tratamento acústico para minimizar impactos, a medida busca atender de forma ainda mais personalizada àqueles que podem sentir desconforto.