O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, recebeu um convite especial da jornalista e documentarista Alcinethe Damasceno para conhecer a história de Deja, uma das protagonistas do documentário Mercado das Histórias. O filme, que teve sua pré-estreia em novembro no Museu dos Povos Acreanos, mostra histórias de mulheres produtoras rurais que trabalham no Mercado Elias Mansour, no centro de Rio Branco, seus desafios e formas de sobrevivência. O documentário faz um relato fiel sobre a importância das mulheres da agricultura familiar.
Durante uma visita à comunidade Judia, localizada às margens do Rio Acre, onde Deja vive, Kennedy participou das atividades do plantio de mudas de Açaí. A medida faz parte da contrapartida do projeto, que incluiu a distribuição e o plantio de mudas de açaí nas redondezas, incluindo as margens do Rio Acre. Esse gesto sustentável foi um dos percursos documentados por Kennedy.
Na casa de Deja, Kennedy não perdeu a oportunidade de se deliciar com um peixe preparado à moda indígena, relembrando com carinho o tempo em que viveu na roça.
O documentário Mercado das Histórias foi financiado pela Lei de Apoio ao Audiovisual — Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e da prefeitura de Rio Branco. De acordo com a diretora Alcinethe Damasceno, o filme está em fase final de montagem e será visto em participações em festivais nacionais e internacionais.
ASSISTA AO VÍDEO:
O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, recebeu um convite especial da jornalista e documentarista Alcinethe…
Uma cena tomou conta da unidade da Havan em Rio Branco na noite desta sexta-feira…
O Rio Acre continua em elevação na capital acreana. A primeira medição deste domingo, 29,…
Tudo normal nas articulações políticas para composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de…
Decreto uniformizando ação policial é bom ou ruim? O Ministério Público do Estado aponta tendência…
Analisar a empatia do governador Gladson Cameli e compará-lo a um “mito” não foi canonizador.…