Menu

Deja e a importância das mulheres da agricultura familiar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, recebeu um convite especial da jornalista e documentarista Alcinethe Damasceno para conhecer a história de Deja, uma das protagonistas do documentário Mercado das Histórias. O filme, que teve sua pré-estreia em novembro no Museu dos Povos Acreanos, mostra histórias de mulheres produtoras rurais que trabalham no Mercado Elias Mansour, no centro de Rio Branco, seus desafios e formas de sobrevivência. O documentário faz um relato fiel sobre a importância das mulheres da agricultura familiar.


Durante uma visita à comunidade Judia, localizada às margens do Rio Acre, onde Deja vive, Kennedy participou das atividades do plantio de mudas de Açaí. A medida faz parte da contrapartida do projeto, que incluiu a distribuição e o plantio de mudas de açaí nas redondezas, incluindo as margens do Rio Acre. Esse gesto sustentável foi um dos percursos documentados por Kennedy.

Anúncio


Na casa de Deja, Kennedy não perdeu a oportunidade de se deliciar com um peixe preparado à moda indígena, relembrando com carinho o tempo em que viveu na roça.


O documentário Mercado das Histórias foi financiado pela Lei de Apoio ao Audiovisual — Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e da prefeitura de Rio Branco. De acordo com a diretora Alcinethe Damasceno, o filme está em fase final de montagem e será visto em participações em festivais nacionais e internacionais.


ASSISTA AO VÍDEO:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido