Menu

Facções criminosas se dividem no domínio de mais de 20 municípios no Amazonas

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A 3ª edição da Cartografias da Violência na Amazônia, do Instituto Mãe Crioula, traz um estudo sobre a situação de existência e co-existência das facções e a disputa por território vinculadas ao narcotráfico.

No estado do Amazonas, por exemplo, foram identificados 21 municípios com presença de facções, sendo que em 13 destes havia apenas um grupo criminoso e em 8 foi observada a coexistência de duas ou mais facções.

Anúncio

De acordo com o estudo, o Comando Vermelho (CV) está presente em dez municípios de forma hegemônica, e os Piratas dos Solimões dominam outros três municípios. O CV está presente em todos os municípios, mesmo naqueles em que há mais de uma facção.

Já o Primeiro Comando da Capital (PCC) está em três deles, que são a capital Manaus, Rio Preto da Eva e São Paulo da Olivença. Em Manaus e Rio Preto da Eva já podem ser observados intensos confrontos entre CV e PCC. Os dois outros municípios com presença de duas facções estão localizados na Zona de Fronteira Setentrional, especificamente na sub-região da Cabeça do Cachorro, que corresponde aos municípios de Japurá e São Gabriel da Cachoeira.

Nesses municípios, há indícios da presença das facções estrangeiras colombianas, a ex-Farc, que atuam como aliadas do CV no abastecimento de maconha e cocaína, transportadas pelos rios Japurá, Iça e Negro, que atravessam os municípios.
Assim, as facções colombianas entregam drogas na região da fronteira a membros do CV nesses municípios, que a partir daí passam a ser responsáveis pela distribuição dos produtos até as principais cidades, onde são divididas entre a parte que será consumida na própria região e o que será destinado para os mercados doméstico e exterior.

Segundo o estudo, o Amazonas é um estado muito estratégico para a circulação e o escoamento de drogas oriundas dos países andinos, por onde passam grandes volumes. Por isso, é considerado por muitos analistas como o estado da Amazônia que abriga a principal rota do narcotráfico, através dos rios Solimões, Japurá e Iça, que se conectam através de vários afluentes, furos e igarapés.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.