Menu

Facções criminosas se dividem no domínio de mais de 20 municípios no Amazonas

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A 3ª edição da Cartografias da Violência na Amazônia, do Instituto Mãe Crioula, traz um estudo sobre a situação de existência e co-existência das facções e a disputa por território vinculadas ao narcotráfico.


No estado do Amazonas, por exemplo, foram identificados 21 municípios com presença de facções, sendo que em 13 destes havia apenas um grupo criminoso e em 8 foi observada a coexistência de duas ou mais facções.


De acordo com o estudo, o Comando Vermelho (CV) está presente em dez municípios de forma hegemônica, e os Piratas dos Solimões dominam outros três municípios. O CV está presente em todos os municípios, mesmo naqueles em que há mais de uma facção.

Anúncio


Já o Primeiro Comando da Capital (PCC) está em três deles, que são a capital Manaus, Rio Preto da Eva e São Paulo da Olivença. Em Manaus e Rio Preto da Eva já podem ser observados intensos confrontos entre CV e PCC. Os dois outros municípios com presença de duas facções estão localizados na Zona de Fronteira Setentrional, especificamente na sub-região da Cabeça do Cachorro, que corresponde aos municípios de Japurá e São Gabriel da Cachoeira.


Nesses municípios, há indícios da presença das facções estrangeiras colombianas, a ex-Farc, que atuam como aliadas do CV no abastecimento de maconha e cocaína, transportadas pelos rios Japurá, Iça e Negro, que atravessam os municípios.
Assim, as facções colombianas entregam drogas na região da fronteira a membros do CV nesses municípios, que a partir daí passam a ser responsáveis pela distribuição dos produtos até as principais cidades, onde são divididas entre a parte que será consumida na própria região e o que será destinado para os mercados doméstico e exterior.


Segundo o estudo, o Amazonas é um estado muito estratégico para a circulação e o escoamento de drogas oriundas dos países andinos, por onde passam grandes volumes. Por isso, é considerado por muitos analistas como o estado da Amazônia que abriga a principal rota do narcotráfico, através dos rios Solimões, Japurá e Iça, que se conectam através de vários afluentes, furos e igarapés.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido