A prefeita Maria Lucinéia (PDT) vetou na manhã desta sexta-feira, 27, o projeto que previa aumento salarial do próximo prefeito, vice-prefeito e secretários municipais a partir de 2025. A cidade será comandada em 2025 pelo prefeito eleito, Rodrigo Damasceno e a vice-prefeita Marilete Vitorino, ambos do PP. A informação foi revelada nesta sexta-feira (27) pelo jornalista Gilson Amorim, do Extra do Acre.
Segundo relatos, a prefeita teme que a medida possa desencadear nova ação judicial, como ocorreu anteriormente. Durante sua gestão, Maria Lucinéia sancionou um reajuste similar, que acabou sendo contestado na Justiça e barrado judicialmente. Posteriormente, a gestora acabou virando ré pelo pleno do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) pela sanção do pacote das bondades.
De acordo com informações do Extra, a prefeita demonstrou relutância em beneficiar figuras que, anteriormente, a criticaram duramente pela mesma ação. Após intensas críticas à aprovação do aumento salarial, agora parte dos mesmos detratores defende a medida, o que teria gerado desconforto.
Apesar do veto, vereadores de Tarauacá iniciaram articulações para derrubar a decisão na Câmara Municipal. Fontes ligadas aos bastidores da Casa Legislativa confirmaram que os parlamentares estão mobilizados para reverter a medida.