Menu

Defesa Civil ativa segunda fase do plano de contingência em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Acre em Rio Branco apresentou uma elevação de 1,58 metro nas últimas 24 horas, atingindo a marca de 10 metros na manhã desta sexta-feira, 27. Segundo a Defesa Civil, as chuvas intensas na bacia do Rio Acre e o volume de água vindo do interior e do Riozinho do Rola, principal afluente do manancial, contribuíram para o aumento significativo do nível do rio.


Diante do cenário, o órgão já deu início à segunda fase do plano de contingência. O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que na quinta-feira, 26, foi solicitada a disponibilidade do Parque Wildy Viana, que será preparado para abrigar possíveis famílias desalojadas. “Hoje, já retornamos ao local para dar andamento às providências necessárias”, destacou.


A primeira etapa do plano de contingência, que inclui o mapeamento de bairros e escolas para situações de emergência, além do monitoramento diário do nível do rio, já está em andamento. A segunda fase, por sua vez, envolve a limpeza e organização do Parque Wildy Viana, que será utilizado como ponto de acolhimento em caso de desabrigamento de famílias.

Anúncio


Falcão disse ainda que a construção dos abrigos será iniciada apenas quando o nível do manancial atingir 12 metros, e a possibilidade de transbordamento ainda em 2024 foi descartada. “Na realidade, começamos a preparação do local com a limpeza e organização do ambiente, e, quando atingir 12 metros, construiremos os abrigos. Até domingo, devemos chegar aos 11 metros, mas não deve ocorrer o transbordamento”, comentou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido