Menu

Chester e Fiesta: descubra por que os frangos de Natal são maiores

Foto: Saimo Martins
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para quem não vai poder comprar um peru para a ceia de Natal deste ano, o Chester ou Fiesta são uma alternativa mais em conta. Mas você sabe por que eles são maiores do que o frango comercializado no restante do ano?

Os produtos, que são das marcas Perdigão e Seara, respectivamente, são, na verdade, frangos que passaram por uma seleção genética para se tornarem maiores do que os demais.

Anúncio

Diferentemente dos seus antecedentes, o frango de Natal não é usado para reprodução, mas apenas para o abate; por isso, todos os anos, os criadores devem começar o processo de linhagem novamente.

Ao contrário do que acontece com os perus — em que, na realidade, a perua é a protagonista da ceia —, apenas machos se tornam um Chester ou um Fiesta. A razão é que eles crescem mais, então a fêmea acaba sendo vendida como um produto para o dia a dia.

Entenda abaixo o processo de seleção genética do produto.

🍗 Como o frango fica gigante
Os frangos de Natal são maiores do que aqueles que compramos para o dia a dia.

Para obter esse resultado, os produtores levam cerca de um ano organizando a reprodução entre linhagens genéticas específicas, explica Elsio Figueiredo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves.

O Chester, um dos produtos mais famosos dessa linha, por exemplo, tem a característica do peito grande. A seleção desse atributo começa na geração de bisavós.

Ao todo, 4 variedades são escolhidas para a reprodução, cada uma denominada com uma letra (A, B, C e D). Cada linha tem um traço de interesse, como o peito maior, melhor rendimento de peso em relação à ração, capacidade de colocar mais ovos, entre outros.

Com base nessa seleção, as linhas são cruzadas entre si até nascer a geração ABCD, que é o frango vendido para as festas.

 

Entenda como é a produção do frango de Natal — Foto: Elcio Horiuchi / Arte g1

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.