A juíza Manoela de Araújo Rocha, da Justiça federal do Acre, acatou um pedido de liminar que suspende os efeitos de uma decisão do Conselho Pleno da OAB/AC, devolvendo a vitória da Chapa 1, “A Ordem é Renovar”, nas eleições para a gestão da Subseção do Vale do Juruá. A eleição, realizada em 22 de novembro de 2024, havia sido invalidada sob a alegação de inelegibilidade dos integrantes da chapa vencedora, após recurso da Chapa 2, que foi acolhido pelo Conselho.
A Chapa 1, liderada por Rafael Carneiro Ribeiro Dene, obteve 52 votos contra 50 da Chapa 2. Contudo, a chapa adversária alegou que os membros da Chapa 1 não haviam se desincompatibilizado de seus cargos comissionados dentro do prazo legal, pedindo a anulação do registro. Apesar de a Comissão Eleitoral Estadual ter rejeitado por unanimidade essa impugnação antes do pleito, o Conselho Pleno da OAB/AC reverteu a decisão em sede recursal, determinando a convocação de novas eleições em 30 dias.
Em sua decisão, a juíza Manoela de Araújo Rocha considerou plausíveis os argumentos da Chapa 1, especialmente quanto ao impedimento dos membros do Conselho Pleno da OAB/AC para julgar o recurso. Segundo a magistrada, o Provimento visa assegurar imparcialidade em processos eleitorais e foi desrespeitado no caso em questão.
Além disso, a proximidade do início da próxima gestão, em 1º de janeiro de 2025, reforçou o risco de danos irreversíveis, justificando a concessão da liminar. Com isso, os efeitos da decisão do Conselho Pleno foram suspensos, e manteve-se válida a decisão da Comissão Eleitoral que indeferiu a impugnação da Chapa 1.
A decisão determina que a OAB/AC cumpra a liminar de imediato e preste informações no prazo de 10 dias. O Ministério Público Federal também foi intimado para se manifestar em até 10 dias após o prazo concedido à OAB.
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…
Presa por suspeita de lavagem de dinheiro, Deolane Bezerra usou as redes sociais, nesta sexta-feira…