Uma ação rápida de um segurança da Maternidade Bárbara Heliodora na madrugada desta quinta-feira, 19, resultou na prisão de um membro de uma quadrilha especializada no furto de veículos, especialmente motocicletas, em estacionamentos de unidades de saúde de Rio Branco. A quadrilha tem como alvos frequentes hospitais da rede pública, como o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), a Maternidade Bárbara Heliodora, a Clínica de Mulheres e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
De acordo com estimativas, mais de 100 furtos foram registrados nesses locais apenas em 2024, causando prejuízos, principalmente para os servidores da Secretaria de Saúde.
Durante uma ronda de rotina, o segurança da maternidade flagrou dois homens tentando furtar motocicletas no estacionamento. Apesar do risco, ele enfrentou os suspeitos e conseguiu deter um deles, enquanto o outro fugiu levando uma das motocicletas. O segurança acionou a Polícia Militar, que encaminhou o homem à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foi autuado por tentativa de furto.
No local, também foram apreendidas ferramentas utilizadas para os crimes, incluindo uma chave mestra. A polícia mantém as investigações para identificar e prender o comparsa que fugiu com o veículo furtado.