Categories: Famosos

Ronaldo Fenômeno confirma candidatura à presidência da CBF

Por
CNN Brasil

O que antes era apenas um desejo, vai tomando ares oficiais. Ronaldo, ex-jogador e dono do Valladolid, da Espanha, vai se candidatar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, em 2026.


O pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira já tinha afirmado, em mais de uma oportunidade, seu desejo em ser presidente da entidade. Nesta segunda-feira (16), Ronaldo confirmou, em entrevista ao ge, que irá se candidatar no próximo pleito.


Ednaldo Rodrigues é o atual presidente da CBF e seu mandato vai até março de 2026. O mandatário pode convocar as eleições até um ano antes disso, em março de 2025. Para ser oficialmente candidato, Ronaldo precisa do apoio de quatro federação e quatro clubes, pelo menos. Por isso, Ronaldo promete rodar o Brasil em busca de apoio.


“Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF, tenho planos incríveis, e antes de que qualquer um se comprometa com seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um”, disse ao ge.


Presidência na mira da justiça
O colégio eleitoral para a votação à presidência da CBF é composto por federações e clubes, que têm peso diferente. As federações dos 26 estados e do Distrito Federal têm peso três no voto. Os 20 clubes da Série A têm peso dois e os 20 clubes da Série B têm peso 1.


A CBF vive instabilidade política há alguns anos e o presidente Ednaldo Rodrigues chegou a ser tirado do cargo por decisão judicial, retornando posteriormente por decisão do ministro Gilmar Mendes. Apesar disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda vai julgar se Ednaldo deve seguir no cargo ou não.


Jogadores no centro
Ronaldo é dono do Valladolid, da Espanha, e também já foi dono da SAF do Cruzeiro, que vendeu para o empresário Pedro Lourenço. Para o ex-jogador da Seleção Brasileira, os jogadores precisam ter voz ativa na CBF.


“Ouvir os ex-atletas, os verdadeiros protagonistas vai ser importante no meu plano de gestão, trazer as lendas do futebol brasileiro de volta ao protagonismo. O meu objetivo é fazer com que a CBF seja a empresa mais amada do Brasil”, afirmou.


Ainda não entrevista ao ge, Ronaldo disse que quer que o futebol brasileiro volte a ser respeitado mundo a fora.


“Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora”, disse o pentacampeão do mundo.


Ronaldo também publicou em seu Instagram pessoal a confirmação de sua candidatura.


Share
Por
CNN Brasil

Últimas Notícias

  • Famosos

Ronaldo Fenômeno confirma candidatura à presidência da CBF

O que antes era apenas um desejo, vai tomando ares oficiais. Ronaldo, ex-jogador e dono…

17/12/2024
  • Nacional

PF vai oferecer delação premiada a “rei do lixo” e vê potencial para “nova Lava Jato”

A Polícia Federal vai oferecer um acordo de colaboração premiada ao empresário Marcos Moura, conhecido…

17/12/2024
  • Nacional

Delegado delatado por empresário do PCC é preso em operação da PF

O delegado Fábio Baena está entre os presos na “Operação Tacitus”, deflagrada na manhã desta…

17/12/2024
  • Juruá

Linha que liga Feijó e Cruzeiro do Sul vai gerar economia de R$ 240 milhões por ano

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que a Linha de Transmissão (LT) que…

17/12/2024
  • Acre

A urgência da proteção eficaz às mulheres

Por Francisco Araújo  O recente caso de Joycilene Sousa de Araújo, ocorrido no Acre, é…

17/12/2024
  • Cotidiano

Acre deve ser beneficiado com acordo para viabilizar etnoturismo em territórios indígenas

O Governo Federal, por meio da Embratur, Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério do Desenvolvimento,…

17/12/2024