Menu

PF vai oferecer delação premiada a “rei do lixo” e vê potencial para “nova Lava Jato”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal vai oferecer um acordo de colaboração premiada ao empresário Marcos Moura, conhecido como “rei do lixo” e preso na semana passada.

Ele é acusado de liderar um esquema de fraudes em licitações públicas com recursos de emendas parlamentares.

Anúncio

Reservadamente, investigadores e até integrantes do governo federal comentam sobre a possibilidade de o caso se tornar uma “nova Lava Jato”, devido à abrangência política do esquema.

Moura é muito próximo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que o indicou para integrar o diretório nacional do União Brasil.

Em outro flanco, a chefe de gabinete de outro político influente, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) também aparece nas investigações.

Em uma conversa entre empresários que lideram o esquema de fraudes nas licitações, Ana Paula Magalhães de Albuquerque Lima é apontada no relatório da PF como “Ana Paula Davi”, em provável referência a Alcolumbre. A PF suspeita que ela facilitava o processo de liberação de emendas.

Além do “rei do lixo”, a PF também quer oferecer acordo de colaboração premiada aos outros presos na operação e que ajudavam a operacionalizar o esquema, como os irmãos Alex Parente e Fabio Parente.

Documentos apreendidos na operação até agora mostram capilaridade do esquema em municípios de muitos estados, levando a percepção de que onde há um braço do partido União Brasil havia alguém suscetível a integrar o esquema.

Cada um dos envolvidos ficava responsável pela operacionalização do esquema, que funcionava por meio da remessa pelo parlamentar de recursos via emendas para a prefeitura, que tinha que devolver 10% do valor ao emissário das emendas.

As planilhas apreendidas mostram que o esquema movimento mais de R$ 1 bilhão em todo o Brasil.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.