Menu

Governo amplia benefícios do REFIS e facilita pagamento de débitos de ICMS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Gladson Cameli, sancionou nesta terça-feira (17) a Lei nº 4502/2024, que altera a Lei nº 3673/2020 para estender os benefícios do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS 2021) e reduzir multas e juros sobre débitos fiscais relacionados ao ICMS. A nova legislação amplia as condições de parcelamento, oferecendo maior flexibilidade aos contribuintes que possuem débitos com o estado.

De acordo com as mudanças, os contribuintes poderão obter reduções significativas nos valores de multas e juros, conforme as modalidades de pagamento escolhidas: para débitos em parcela única: redução de 95% das multas punitivas, moratórias e juros de mora no regime normal: redução de 90% para casos de substituição tributária interna. Para parcelamentos: 12 parcelas: redução de 80% das multas e juros e 24 parcelas: redução de 70% das multas e juros.

Anúncio

Além disso, a nova lei determina que nos casos de parcelamento em 12 ou 24 vezes, a primeira parcela deverá ser de no mínimo 30% do saldo total consolidado, já com o desconto aplicado.

Uma das principais novidades da Lei nº 4502/2024 é a redução expressiva de penalidades tributárias relacionadas a não emissão de documentos fiscais em operações internas com substituição tributária. A legislação prevê: Redução de 99% das penalidades e juros de mora, para pagamento em parcela única, mediante requerimento do contribuinte. Caso haja outros créditos tributários no auto de infração, o desconto será de 95% nas multas e juros, desde que também pagos em parcela única.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.