Categories: Tricas & Futricas

Chupa que é de uva!

Por
Da Redação

O irmão de um bichão da OAB/AC que fez coro na vitória de Rodrigo Aiache e bradou “Chupa, Donadoni” é nomeado no governo de Gladson. A moral do chefe da Casa Civil é tanta que ainda não conseguiu exonerar o dito cujo por ter uma mão maior ainda o segurando no Palácio. O poder de Jhonatan Danadão já não é mais o mesmo!


Cumprindo a palavra

Durante a eleição para prefeito de Rio Branco, alguns compromissos foram firmados em troca de apoio. Um deles já começa a ser cumprido. A partir de janeiro, a prefeitura vai mudar de fornecedor de produtos químicos para tratamento de água e esgoto. Uma nova licitação vai ser feita, mas fontes ligadas ao setor de licitação garantem que a mudança se dará em virtude de menor preço. Huummmmmm, sei não, ó!


Na frente

Se as eleições fossem hoje, a turma dos prognósticos afirma que a candidatura de Alan Rick ao governo do Acre, em 2026, tá igual ao cavalinho do Botafogo. Na frente com grande distância para o segundo.



Manual de redação

Consta que o artigo assinado pela vice-governadora Mailza Assis tem como alvo aloprados do governo que já fazem listas de sucessão com possível afastamento do Zero Um, previsto para abril de 2026. Como a redação do artigo não deixou isso bem claro, a coluna pediu ajuda aos “universitários”.


Simbiose

A vice-governadora Mailza terá que conviver com essa simbiose até abril de 2026. Não é tarefa fácil, se a relação com o Zero Um é de confiança, dentro do próprio Palácio tem um serpentário com seus venenos e soros. Ela não precisa pensar igual ao Gladson, mas ele é o destaque. É isso mesmo, Henrique Afonso, que o artigo quis dizer?


Pode ser?

Nos bastidores da política acreana, cresce a expectativa sobre as eleições de 2026. O governador Gladson Cameli demonstra otimismo em relação a um consenso entre os principais nomes da direita, Mailza Assis e Alan Rick, para a disputa do governo do estado. O alinhamento seria estratégico para consolidar forças em um cenário político cada vez mais polarizado.


Encaixe difícil

Deputada Federal Socorro Neri, PP, tenta encaixar uma candidatura ao senado, apesar de emissário já ter avisado que o Progressistas só terá uma candidatura [a de Gladson], ao cargo. Há quem defenda o nome dela para vice.


Sem divulgação

Que a equipe da Prefeitura de Rio Branco tem mil e três limitações, isso é fato. Mas chega à coluna uma reclamação que é praticamente consenso. O pouco que se faz não tem divulgação adequada. A turma já está invocada com isso. E não se trata de um ou outro secretário/a isoladamente. Tá danado!


Bom gosto

A decoração natalina do Palácio Rio Branco está um luxo, traz os tradicionais tons de verde, vermelho e dourado do Natal em uma proposta mais clássica, com destaque para a árvore gigante em volta do obelisco. O Papai Noel? É vermelho!


“Faroeste Amazônico”

Estudo do Mapa da Violência mostra que os conflitos por territórios e uso do solo vêm alimentando a violência armada na Amazônia, sobretudo na tríplice divisa entre Amazonas, Acre e Rondônia. Os conflitos deram à região a alcunha de “Faroeste Amazônico”.


Números

As mortes violentas no Acre saíram de 194 (2021) para 237 (2022), pico da violência nos últimos três anos, diminuindo 9,7% em 2023, para 214, mesmo com a redução o Acre tem 10 municípios entre os mais violentos. Dois municípios que lideram esse ranking: Brasileia e Assis Brasil, são de fronteira.


Indígenas

Além do que a reportagem especial do ac24horas mostrou, comunidades indígenas no Acre estão sendo vítimas do tráfico de drogas. O comando de segurança parece não ter dado fé ao grito de socorro de tribos da região do Amônia, em Marechal Thaumaturgo.


Olha isso, Binho Marques!

Embora os dados apontem queda no número de assassinatos entre 2021 e 2023, reportagem do jornal O Valor destacou que ainda é mais perigoso viver na Amazônia Legal do que em qualquer região do país.


Acabou a alegria

O futebol acreano segue em declínio no cenário nacional. O modesto desempenho do Humaitá, atualmente na 89ª posição no ranking nacional, evidencia a necessidade urgente de maior incentivo e investimento no esporte local, tanto para fortalecer os clubes quanto para promover novos talentos.


Share
Por
Da Redação

Últimas Notícias

  • Tricas & Futricas

Chupa que é de uva!

O irmão de um bichão da OAB/AC que fez coro na vitória de Rodrigo Aiache…

17/12/2024
  • Destaque 1

Cantata de Natal emociona milhares de pessoas em frente ao Palácio Rio Branco

A tradicional Cantata de Natal, promovida pelo Governo do Estado do Acre, encantou milhares de…

16/12/2024
  • Cotidiano

Semana será de sol, nuvens e pancadas de chuva no Acre, aponta previsão

A previsão do tempo para esta semana no Acre indica um cenário de calor, sol…

16/12/2024
  • Destaque 3

Deslizamento de terra na ETA I compromete abastecimento de água em Rio Branco

Um deslizamento de terra ocorrido na Estação de Tratamento de Água I (ETA I), na…

16/12/2024
  • Cotidiano

Conmebol divulga novo ranking de clubes sul-americanos; veja

A diretoria de competições da Conmebol divulgou nesta segunda-feira (16) o seu ranking de clubes…

16/12/2024
  • Nacional

Governo pode enfrentar apagão em 2032, com alta de gastos obrigatórios

O crescimento de gastos obrigatórios e de despesas não obrigatórias determinadas por lei, como emendas…

16/12/2024