O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), que atende os estados de Rondônia e Acre, une-se ao esforço nacional para promover a sustentabilidade com o lançamento da campanha “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora”, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação busca conscientizar magistrados, servidores e a sociedade sobre a importância de práticas sustentáveis no âmbito do Judiciário.
A campanha surge em um cenário alarmante. Somente em 2024, o Brasil enfrentou 200 mil focos de incêndio em áreas de mata identificados pela Embrapa, com maior intensidade na Amazônia e no Pantanal. Além disso, enchentes no Sul do país deixaram milhares de pessoas desabrigadas, evidenciando os impactos das mudanças climáticas e a urgência de ações para preservação ambiental.
Para o presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do CNJ, conselheiro Guilherme Feliciano, a adesão de tribunais como o TRT-14 é essencial para que a sustentabilidade seja tratada como uma prioridade estratégica no Judiciário. “A proposta do Pacto é que as cortes brasileiras, no prazo de 12 meses, desenvolvam e implementem ações de impacto ambiental, social e de governança condizentes com suas estruturas e capacidades”, afirmou Feliciano.
Campanha nacional
Por meio de peças visuais claras e de fácil entendimento, a campanha apresenta como as práticas sustentáveis podem ser incorporadas ao cotidiano. Inspirada no conceito ESG (Environmental, Social, Governance), ela enfatiza ações que integram cuidados com o meio ambiente, respeito à diversidade e inclusão social, além de transparência e ética na gestão.
Para o TRT-14, a adesão à campanha é mais do que uma iniciativa institucional: é um compromisso com o futuro. As peças já estão sendo disseminadas nos canais oficiais do tribunal e nas redes sociais, em um esforço conjunto para informar e mobilizar os públicos interno e externo.
A ação reforça que a sustentabilidade é responsabilidade de todos e que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos. Afinal, como ressalta o slogan da campanha, “O futuro a gente faz agora.”
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), que atende os estados de Rondônia…
Uma capivara foi encontrada morta às margens da Estrada da Floresta, em Rio Branco, na…
Fabio Porchat, 41, encara com tranquilidade sua decisão de não ser pai. O humorista diz…
Passar o Réveillon em casa por falta de opções não é desculpa para os rio-branquenses.…
A Executiva Municipal do Progressistas (PP) em Rio Branco adiou a reunião que estava marcada…
“E se você soubesse que toda a narrativa ambientalista não passa de uma farsa? E…