Menu

As mulheres como protagonistas na história do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pela primeira vez em 108 anos, o Acre tem uma mulher no comando-geral da Polícia Militar. A coronel Marta Renata Freitas entrou para a história ao receber a espada de Plácido de Castro das mãos do governador Gladson Cameli.

Mas não é de hoje que o Acre tem mulheres como protagonistas na história. Na década de 70, Terezinha Lavocat Galvão foi a primeira mulher a ingressar no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). Foi a única mulher aprovada — e em primeiro lugar — no primeiro concurso aberto da instituição.

Anúncio

Em 1986, a acreana Iolanda Fleming se tornou a primeira mulher a governar um estado no Brasil. E foi ela quem instalou a primeira delegacia especializada no atendimento à mulher no Acre.

A desembargadora Eva Evangelista, que se se aposentou em 2024, foi a primeira magistrada mulher do Acre. A escritora Florentina Esteves, que faleceu em 2018, foi a primeira professora graduada a atuar na educação do Acre.

O Minuto 24 Horas elenca essas e outras figuras femininas que se destacaram na sociedade acreana.

Assista ao vídeo:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.