Menu

Amapá lidera ranking nacional de sub-registro civil de crianças

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH), plataforma virtual de acesso público vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), disponibilizou novos dados sobre o Registro Civil de Nascimento no Brasil, apontando avanços significativos e desafios persistentes na universalização desse direito fundamental.

Dados específicos sobre o registro civil de crianças indígenas também são destaque na publicação. O Amapá lidera o ranking nacional de sub-registro, quando o assentamento não é feito no ano de nascimento da criança.

Anúncio

Embora os índices gerais sejam positivos, o sub-registro persiste em algumas regiões, especialmente no Norte. Cerca de 77.684 crianças com até cinco anos permanecem sem registro, com os estados de Roraima (89,3%), Amazonas (96%) e Amapá (96,7%) apresentando as menores taxas de cobertura. Em 26 municípios, a cobertura é inferior a 95%.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.