A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), buscando conscientizar à população acerca dos perigos envolvendo o mosquito Aedes aegypti, aderiu, neste sábado (14), a mobilização nacional contra o vetor das doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
O Dia D, idealizado pelo Ministério da Saúde e apoiado por estados e municípios, vem para somar às ações educativas, visitas domiciliares e mutirões de limpeza a fim de diminuir o índice de infestação na capital.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, Socorro Martins, o mês de dezembro marca o início do período de sazonalidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, por isso, a necessidade de estar em alerta.
“A infestação está alta, então esse é um momento que precisamos da ajuda de toda população. Estamos colocando nossos agentes na rua, intensificando as visitas, utilizando as máquinas da SMCCI com a retirada de entulhos. Essa é uma ação que a prefeitura está colocando à disposição da população, mas que ela também nos ajude fazendo sua parte, tirando todos os entulhos do seu quintal, como uma tampinha ou qualquer objeto que acumule gotinhas de água, porque isso já é uma piscina para o mosquito.”
De acordo com o secretário da Semsa, Renan Biths, o último índice realizado pela secretaria demonstrou que a maioria dos criadouros do mosquito estão nos domicílios (93%), ficando evidente a importância do engajamento de toda a sociedade no enfrentamento à problemática dos casos de dengue.
“A dengue mata e essa é uma ação pela vida. Nós não podemos facilitar, pois temos históricos de anos anteriores, especialmente de 2021, quando o prefeito Tião Bocalom assumiu a gestão no meio de uma grande epidemia, que naquele momento colocava em risco toda a população. Durante os anos sequentes, ele tem priorizado essa ação, porque entende que isso aqui é cuidar da vida das pessoas. Por isso, nós da Semsa junto aos parceiros, estamos entrando em campo para realmente controlar a proliferação desse vetor e preservar a vida das pessoas.”
O secretário municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira, destacou ainda a importância da limpeza nesse processo de eliminar os focos do mosquito.
“É um trabalho árduo que fazemos com dedicação. Nossa equipe é muito esforçada. Por isso, tem dado bons resultados. O prefeito tem dado prioridade nessa ação de limpeza e saúde. Diante disso, temos visto os resultados e como Rio Branco tem sido referência em combate a dengue.”
Para Pedro Pascoal, secretário de Estado da Saúde (Sesacre), a aproximação entre Estado e Município é de suma importância, haja vista que a capital está entre os nove municípios que estão em zona de alerta.
“O trabalho de forma integral mostra que podemos entregar muito mais do que agir de forma individual e aqui estamos também com acesso ao Ministério da Saúde para conseguirmos recurso financeiro a fim de custear essas ações e dar mais condições de trabalho para os nossos profissionais”.