O concurso público do Ibama, organizado pelo Cebraspe, oferecerá 460 vagas para os cargos de analista administrativo e analista ambiental, ambos de nível superior. A edição de 2025 contará com vagas regionalizadas, e o Acre será contemplado com um total de 18 vagas distribuídas entre as duas funções. O edital ainda não foi divulgado pela Cebraspe.
O Acre receberá três vagas para o cargo de analista administrativo, cargo que exige nível superior em qualquer área de formação. Já para o cargo de analista ambiental, que aborda temas como proteção, conservação e monitoramento ambiental, o Acre contará com 14 vagas no tema 1, responsável pela atuação nas áreas de licenciamento e qualidade ambiental.
Além disso, o estado terá 1 vaga para o cargo de analista ambiental no tema 2, que trata do manejo, conservação e reabilitação da fauna silvestre.
Para participar do concurso, o candidato deve possuir nível superior completo em qualquer área de formação. A remuneração inicial para os cargos será de R$ 10.735,72, já com gratificações e o auxílio-alimentação de R$ 1 mil. A carga horária será de 40 horas semanais.