Menu

Pesquisar
Close this search box.

Boa Conversa: “cheque em branco” para empréstimos foi pago em consenso por emendas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sexta-feira é dia dos colunistas políticos mais influentes do Acre repercutirem os assuntos da semana no Acre. Luiz Carlos Moreira Jorge e Astério Moreira participaram do Boa Conversa com apresentação do jornalista Marcos Venicios


Um dos principais assuntos foi a aprovação da LDO pelos deputados estaduais. O orçamento do governo do Acre será de R$ 12 bilhões no próximo ano. Mas, o que chamou a atenção foi a aprovação dos deputados estaduais que autoriza o governador Gladson Cameli a contrair empréstimo de até R$ 2,4 bilhões sem a necessidade de autorizada da Assembleia Legislativa.


Moreira Jorge criticou a decisão. “Os deputados estão abrindo mão de serem os fiscais, ficou feio, para que vai servir um deputado estadual se o governo vai poder fazer empréstimo sem autorização? A Aleac não pode ser um “puxadinho” do governo”, afirmou.


O acampamento de desabrigados de uma área de terra na região do São Francisco que estão há mais de 20 dias na entrada da Assembleia Legislativa também foi discutida. Marcos Venicios lembrou que nem prefeitura, nem governo tem cumprido com a orientação do Ministério Público para que as famílias recebam alimentação. “Após 72 horas nem prefeitura, nem governo se manifestaram, o que recebemos de informação é que não chegou um prato de comida para ninguém. São mais de 20 crianças, inclusive essas pessoas não descartam acampar na casinha do Papai Noel. Nem igreja apareceu para distribuir uma sopa se quer”.


Um fato que chamou a atenção ao longo da semana foi a o artigo da vice-governadora Mailza Assis, publicada em suas redes sociais, com título “Rotulações e Fidelidade”. “Ninguém entendeu para quem foi o recado, foi muito mal digitado, não disse nada com coisa nenhuma”, disse Luiz Carlos.


Astério acredita que o texto tenha sido uma espécie de confirmação da lealdade ao governador Gladson Cameli. “É um tipo de recado que só vai se movimentar após o Gladson se afastar, ela quer passar segurança ao governador, não vai fazer qualquer movimento. Mas acho que o governador precisaria liberar ela para as ações, não pode deixar ela para a última hora, ela nem aparece em entrevista para dar a entender que se comporta como uma vice leal”, explica.


As falhas de comunicação de Mailza foram evidenciadas pelos jornalistas no programa, tendo como exemplo as últimas informações que dão conta de uma possível gravidez da vice-governadora. A informação não confirmada, nem desmentida por Madson Cameli, esposo de Mailza e pela própria assessoria da gestora. “Nossa redação perguntou a Madson Cameli que disse que iria verificar e não mais respondeu. Sua assessoria afirmou que não teria informações sobre isso, estamos falando de uma figura pública que vai se tornar governadora, caso Gladson se afaste para disputar o Senado”, disse Marcos.


A escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores também foi pauta do programa. “O que se sabe é que o PP não vai apoiar o Joabe, o que resta saber é se Elzinha ou Samir, quem será o escolhido. Acredito ainda que o MDB não deve ir com Bocalom”, disse.


Venicios lembrou que Samir tem pretensões em 2026. “O Samir quer ser candidato a estadual em 2026 e ser candidato sendo presidente de um poder legislativo tem outro peso”


Por fim, a nomeação de Rennan Biths para a Secretaria Municipal de Saúde foi analisada. “Rennan transitou livremente pelos corredores do Palácio Branco durante os 20 anos de administração do PT e hoje é secretário de um governo de extrema-direita, ou seja, ideologia não existe, mas não tem como julgar, tem que esperar sua gestão, tem que aguardar”, disse Luiz Carlos.


Astério lembrou que a nomeação do novo gestor da saúde municipal contraria, inclusive, as práticas do prefeito Bocalom. “É um acordo para a candidatura do Fábio Rueda a deputado federal em 2026, Bocalom não costuma escolher por composição partidária, é sempre uma escolha pessoal. Biths é preparado, mas Bocalom é centralizador, é o jeito que ele administra”, afirmou.


ASSISTA AO VÍDEO:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido