Menu

Aprovados em concurso reclamam atraso na homologação do certame

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Aprovados no último concurso realizado pelo Governo do Estado para a contratação de servidores efetivos da Secretaria de Fazenda procuraram o ac24horas para denunciar o atraso na homologação do certame.

O edital do concurso foi lançado em dezembro de 2023. As provas deveriam ter acontecido em março deste ano, mas por conta da enchente, foram realizadas em junho. Conforme o edital, a homologação deveria ter ocorrido no último mês de setembro.

Anúncio

Segundo os aprovados, que preferem não se identificar, dados oficiais apontam que a Secretaria enfrenta um déficit significativo de servidores, com 266 vagas em aberto em diversas áreas, conforme estabelecido pelo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Entre os cargos mais críticos estão o de Técnico da Fazenda Estadual, com 130 vagas disponíveis, e Especialista da Fazenda Estadual, com 47 posições em aberto. Outro destaque é o cargo de Auditor da Receita Estadual, essencial para a fiscalização e arrecadação tributária, que apresenta 51 vagas não preenchidas.

Durante uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), no último dia 9, a auditora fiscal Leila Alves, representando o Sindicato do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco-AC), destacou a gravidade da situação. “Há vários servidores da SEFAZ com tempo para se aposentar, e, sem a reposição adequada, pode ocorrer um verdadeiro apagão no estado, comprometendo a arrecadação de recursos financeiros essenciais para a administração pública”, destacou.

O último concurso da Sefaz havia sido realizado no ano de 2009. “Nossa expectativa é que o governo atenda aos pedidos dos candidatos e estabeleça um prazo definitivo para a homologação do certame, de forma a garantir a ocupação das vagas disponíveis e prevenir o agravamento do déficit de servidores, que pode comprometer ainda mais o funcionamento da Secretaria. Já procuramos o governo e simplesmente não obtivemos resposta”, diz um dos aprovados.

O governo acreano foi procurado nesta quinta-feira, 12, para um posicionamento sobre a cobrança dos aprovados, mas não se manifestou até o momento. O espaço segue à disposição, casa haja interesse da gestão em se pronunciar.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.