Categories: Acre 01

Acre lidera emissões da Carteira de Identidade Nacional proporcionalmente à população

Por
Da redação ac24horas

Desde o início da implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), entre junho de 2022 até o dia 13 dezembro de 2024, o estado do Acre tem se destacado ao nível nacional. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram emitidas 196.789 CINs para uma população de 880.631 habitantes no estado. Isso representa 22,35% da população acreana, colocando o Acre em uma posição de liderança proporcional no processo de emissão do novo documento.


O gráfico mostra o crescimento contínuo das emissões ao longo do período, com destaque para o ano de 2024, quando o estado alcançou picos significativos, como em junho (10.381 emissões) e julho (6.596 emissões). Desde o início da campanha de implementação em agosto de 2022, quando foram emitidas apenas 411 CINs, houve um avanço exponencial no número de documentos emitidos, refletindo o esforço das instituições estaduais na modernização e ampliação dos serviços de identificação.


A média mensal de emissões no estado foi de 6.348 documentos, superando expectativas e demonstrando a eficiência do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, órgão responsável pela coordenação das atividades no Acre.


Gráfico: Ministério da Justiça e Segurança Pública 

Além disso, o avanço na emissão da CIN reflete o compromisso do estado com a integração e a modernização da identificação civil em âmbito nacional. A nova carteira traz inovações tecnológicas que incluem a unificação de informações biométricas e biográficas, garantindo maior segurança e praticidade para os cidadãos.


O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, destacou a importância desse marco. “O resultado que alcançamos na emissão da Carteira de Identidade Nacional reflete o comprometimento da Polícia Civil do Acre e do Instituto de Identificação em oferecer um serviço de qualidade e acessível à população. Esse documento é fundamental para garantir cidadania e inclusão social, além de contribuir para a segurança e a modernização dos nossos sistemas de identificação”, ressaltou.


O diretor do Instituto de Identificação, Júnior Cesar da Silva, também explanou sobre os desafios superados e os próximos passos. “O sucesso da emissão da CIN no Acre é fruto de um trabalho coordenado entre as instituições, alinhado às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional dos Dirigentes dos Órgãos de Identificação (CONADI). Nosso foco é ampliar ainda mais o acesso ao documento e continuar modernizando nossos serviços para atender às demandas da população com eficiência e segurança”, enalteceu.


O avanço contínuo na emissão da CIN no Acre reforça o compromisso do estado com a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas de identificação civil no Brasil.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre 01

Acre lidera emissões da Carteira de Identidade Nacional proporcionalmente à população

Desde o início da implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), entre junho de…

13/12/2024
  • Acre

Igarapé Redenção transborda e dificulta passagem de moradores

O Igarapé Redenção transbordou nesta sexta-feira, 13, cobrindo a estrada Jarbas Passarinho e dificultando a…

13/12/2024
  • Região Norte
  • Rondônia

Secretário do governo de Rondônia é preso em operação do MP

Afastado do cargo por determinação, o secretário Lourival Júnior de Araújo Lopes, da pasta da…

13/12/2024
  • Amazonas
  • Região Norte

Helicóptero com mais de 250 kg de drogas é apreendido no AM

Um helicóptero repleto de drogas foi interceptado e apreendido na região do Rio Solimões, no…

13/12/2024
  • Pará
  • Região Norte

Acusado de chacinas no Mato Grosso e Pará é preso em Boa Vista

R. C. C., de 51 anos, conhecido como “Cuiabano” e “Chiquinho”, foi preso em Boa…

13/12/2024
  • Televisão

Zeca Pagodinho anuncia pausa na carreira

Zeca Pagodinho, 65, anunciou que vai dar uma pausa na carreira após concluir a turnê…

13/12/2024