Levando em conta o ditado de que é melhor prevenir do que remediar, a Defesa Civil de Rio Branco já se prepara para uma possível enchente do Rio Acre no ano que vem. Vale lembrar que em 2024, a capital acreana sofreu drasticamente os efeitos quando o manancial atingiu 17,89m.
Como parte da preparação, na manhã desta quarta-feira, 11, o órgão realizou reunião com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre para discutir o SCI (Sistema de Comando e Incidentes) – Preparação para Desastre Hidrológico em Rio Branco.
Durante o encontro, foram apresentados os planos de poder operacional de socorro em inundação gradual e enxurradas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, Cláudio Falcão, a intenção é fazer um levantamento completo para que um plano de contingência já seja apresentado na próxima semana. “A expectativa é que feche os três últimos com um acumulado de chuvas de cerca de 800 milímetros. E isso não nos deixe imune de ter uma enchente ou enxurrada, temos que nos preparar, fazendo um levantamento do que temos de poder operacional como homens, embarcações e montar base operacional. No nosso caso, da Defesa Civil, temos que mapear bairros e famílias e preparar a questão de possíveis abrigos”, afirma.
Em janeiro, Defesa Civil e Bombeiros devem realizar um simulado. “Na próxima segunda-feira, vamos reunir todos os secretários municipais e e gestores para mostrar o nosso Plano de Contingência e a ideia é em janeiro fazer um simulado para atuação dos dois órgãos em um momento de emergência”, destacou.
Fotos cedidas.
Levando em conta o ditado de que é melhor prevenir do que remediar, a Defesa…
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Sala do Empreendedor, alertou a população rio-branquense…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai realizar um procedimento endovascular, como complementação à…
Na noite de terça (10), o SBT fez referência à cadeirada de José Luiz Datena…
A partir do dia 1º de janeiro, as mulheres também poderão se alistar nas Forças…
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara de Deputados aprovou,…