Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quarta-feira (11), 19 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão contra investigados por integrar um esquema bilionário do garimpo ilegal em terras indígenas. Roraima é um dos seis estados onde as ordens são cumpridas, mas a corporação ainda não detalhou quantos são os alvos da investigação a nível local.
A Operação Flygold II, coordenada pela PF do Pará, visa combater organizações criminosas especializadas em realizar o transporte ilegal de ouro extraído de terras indígenas para outros estados e ao exterior. Mais de R$ 615 milhões em bens e valores dos suspeitos foram bloqueados. Fotos da operação mostram que a PF apreendeu carros de luxo, armas e dinheiro em espécie.
Durante um ano de investigações, a PF constatou que, aproximadamente, uma tonelada de ouro foi transportada ilegalmente, e mais de R$ 4 bilhões entre os envolvidos, incluindo pessoas interpostas e empresas fantasmas, foram movimentados. Os integrantes da organização criminosa recrutavam, em sua maioria, estrangeiros para despachar bagagens carregadas com ouro em voos comerciais.