Menu

CNMP instaura processo contra promotor aposentado do AM

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) referendou, por maioria, a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar violação ao dever funcional praticada por um promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada nesta terça-feira (10), durante a 19ª Sessão Ordinária de 2024.

A investigação foi motivada por declarações consideradas agressivas e desrespeitosas feitas pelo promotor durante sessão do Tribunal do Júri na comarca de Manaus (AM), em junho de 2023. Segundo a Corregedoria Nacional do MP, o promotor proferiu ataques contra o presidente da República, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e um partido político.

Anúncio

Mesmo com a aposentadoria voluntária do investigado, em setembro de 2023, o Plenário do CNMP concluiu que o procedimento disciplinar continua válido. O pedido de aposentadoria não pode ser utilizado como estratégia para evitar responsabilização pelas faltas funcionais cometidas.

O corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano, destacou que o comportamento do promotor contraria os valores esperados de um membro da instituição.

De acordo com o Regimento Interno do CNMP, o processo administrativo disciplinar será distribuído a um conselheiro, que será designado relator. O prazo de conclusão do PAD é de 90 dias, prorrogáveis motivadamente.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.