Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ufac pode sair do Sisu em 2026 para preservar bônus regional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Universidade Federal do Acre (Ufac) pode deixar de integrar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 2026 para garantir a manutenção do bônus regional destinado a estudantes que cursaram o ensino médio no estado. A possibilidade foi mencionada pela reitora Guida Aquino durante coletiva nesta segunda-feira (9).


A possibilidade ocorre após a mudança, aprovada pelo Conselho Universitário, que motivada pela determinação do Ministério da Educação (MEC) a instituição decidiu pela retirada do bônus regional aplicado desde 2019. Segundo a reitora, a medida busca preservar os avanços conquistados com o bônus.


“Recebemos o documento do MEC solicitando a retirada do bônus, mas buscamos alternativas. Retiramos o curso de Medicina do Sisu e adotaremos um processo seletivo próprio, mantendo o benefício do bônus para estudantes locais”, disse Guida.

Anúncio


De acordo com a reitora, o impacto do bônus regional no curso de Medicina é significativamente maior do que nos outros cursos da universidade, o que tornou a decisão inevitável. “Durante todos esses anos, de 2019 até agora, 2024, o impacto do bônus é muito maior no curso de medicina. Então, nesse caso, a gente fez a proposição de fazer o processo seletivo e foi deliberado dessa forma. Eu gostaria de ressaltar que a proposta da administração era competir, na verdade, com o Ministério da Educação, retirando a medicina, mas o Conselho deliberou a manutenção em todos os cursos”, afirmou.


A Ufac ainda considera a possibilidade de, em 2026, implementar um método próprio de avaliação para todos os cursos, saindo completamente do Sisu. No entanto, a estrutura necessária para essa mudança ainda está em desenvolvimento. “Ele precisa ser melhorado, mas para medicina a gente consegue fazer o que já vínhamos usando. Esse ano mesmo, em 2024, nós já utilizamos para vagas remanescentes que não foram preenchidas em todas as chamadas do Sisu e nem tinha mais lista de espera. Então, a gente vai publicar um edital somente com o curso de medicina, com todo o cronograma e os prazos de inscrição”, detalhou Guida.


A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, explicou que o sistema próprio já foi testado em outros cursos, como Música, e seguirá critérios semelhantes ao Sisu. “As vagas serão distribuídas conforme a legislação de cotas, contemplando estudantes de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas”, relatou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido