O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul iniciou nesse domingo, 8, e deu continuidade nesta segunda-feira, 9, à operação de retirada da UBS Fluvial de Rodrigues Alves, que está parcialmente afundada no Rio Juruá desde sábado (7). De acordo com o comandante da corporação, capitão Josadac Ibernom, os trabalhos ainda devem se estender por mais dois dias.
“Hoje o pessoal trabalhou o dia todo lá e acredito que ainda vai mais uns dois dias, a depender do andar amanhã (10). Mas hoje ela subiu em torno de 40 centímetros e amanhã a ideia é que acelere mais o processo com a draga que eles vão utilizar para estar na água. Mas acredito que ainda vai uns dois dias ainda”, citou o militar ao ac24horas.
Duas balsas, máquinas pesadas e bombas são utilizadas na operação, que envolve técnicas de mergulho e manobras complexas. A estratégia para o resgate consiste em utilizar uma balsa de apoio, com capacidade de 140 toneladas, para realizar o alagamento controlado da estrutura.
“A estratégia agora utilizada é alagar uma balsa até que ela fique na superfície da água, então faz-se a ancoragem dela, trava os cabos de aço nessa embarcação e depois retira a água com a moto bombas e o próprio impulso da embarcação vai levantando a outra e assim sucessivamente várias vezes fazendo esse trabalho de alagar uma embarcação, desalagar outra e substituir uma pela outra e assim até que consiga subindo lentamente o barco. É um trabalho bastante complexo, é uma embarcação bem pesada”, conta o comandante.