Menu

Botafogo carimba o São Paulo por 2 a 1 e se consagra campeão brasileiro 2024

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A estrela solitária voltou a brilhar no Campeonato Brasileiro após 29 anos. Com a vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo na tarde deste domingo, 8, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo conquistou a primeira divisão nacional pela terceira vez em sua história.

O resultado desta tarde apenas confirmou a classificação do início da rodada. Então com três pontos de vantagem para o Palmeiras, o time de Artur Jorge tinha uma única missão: não perder para o Tricolor Paulista, e não aconteceu.

Anúncio

Com os títulos de 1968, 1995 e, agora, 2024, o Glorioso se junta a Internacional e Atlético-MG no grupo dos tricampeões da Série A do Brasileirão.

Savarino leva Nilton Santos à loucura
Os primeiros minutos de partida foram de pouca emoção. Enquanto o São Paulo trocava passes sem qualquer ofensividade, o Glorioso parecia tentar estudar qual seria o comportamento do adversário.

A primeira grande chance dos donos da casa veio aos 13 minutos. Luiz Henrique fez jogada pela esquerda e cruzou para Igor Jesus, que bateu do lado da meta defendida por Jandrei. O lance embalou a equipe de Artur Jorge, que logo na sequência finalizou para fora com Marçal.

Foto André Durão

Mesmo com a melhora do Botafogo em campo, os donos da casa ainda não tinham balançado a rede quando a torcida explodiu pela primeira vez. O gol do Fluminense sobre o Palmeiras no Allianz Parque foi comemorado como se tivesse sido feito por um jogador do Glorioso.

Ainda em meio aos gritos, incluindo alguns de “Nense”, Savarino abriu o marcador após assistência de Igor Jesus. O gol impulsionou o Glorioso ao ataque e parou duas vezes seguidas em Jandrei, em chutes de Alex Telles e Igor Jesus.

Empate são-paulino, e gol do título
O botafogo voltou quente do intervalo. Aos dois minutos, Luiz Henrique enfileirou o lado esquerdo da defesa são-paulina e parou apenas o zagueiro Ruan Tressoldi, já dentro da área.

O camisa 7 seguiu como o destaque da segunda etapa. Aos 12, deu belo chute de fora da área, mas parou em um inspirado Jandrei.

Mesmo com a pressão botafoguense, foram os são-paulinos quem balançaram a rede. Aos 18 minutos, William Gomes pressionou Marlon Freitas e tocou no canto de John para deixar tudo igual.

Após o gol tricolor, o time de Artur Jorge parou de arriscar e apenas controlou o ritmo da partida, sem sofrer qualquer susto.

Em uma rara chance do fim da partida, Luiz Henrique, de novo, bateu de fora da área, por cima do gol.

E nos segundos finais, Gregory marcou para sacramentar a vitória e o título do Botafogo.

Volta por cima após 2023
O tricampeonato brasileiro marca a concretização da volta por cima do Botafogo após o Brasileirão de 2023. Na temporada passada, o Glorioso liderou o campeonato por 31 rodadas e chegou a abrir 13 pontos de vantagem para o vice, mas viu a campanha desmoronar após derrota de virada por 4 a 3 para o Palmeiras, em pleno Nilton Santos.

A frustração rendeu críticas aos jogadores e virou motivo de brincadeira dos rivais com os botafoguenses. Após qualquer derrota do time de General Severiano, o questionamento voltava a rondar: ‘Será que o Botafogo terá psicológico para segurar a liderança desta vez?”.

E a resposta veio dentro de campo. Depois da 35ª rodada, uma sequência de três empates contra Cuiabá, Atlético-MG e Vitória fizeram o Glorioso novamente perder a liderança para o Palmeiras. Mas, desta vez, quis o destino que o jogo seguinte fosse um embate direto entre paulistas e cariocas.

Sem demonstrar qualquer resquício de 2023, o Botafogo mostrou que agora não deixaria o título escapar e atropelou o Verdão. A vitória por 3 a 1 não representou toda a superioridade do Glorioso no Allianz Parque. A liderança, enfim, foi retomada para não escapar mais.

Ano histórico
O título do Campeonato Brasileiro aumenta os feitos do Botafogo na temporada. Ao longo dos 38 pontos, o Glorioso registrou 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas.

No sábado, 30, o Glorioso superou a expulsão relâmpago de Gregore e venceu o Atlético-MG por 3 a 1 para conquistar o inédito título da Copa Libertadores.

O feito do time de General Severiano virou destaque no mundo inteiro. Com a campanha, o Glorioso recebeu um total de US$ 33,34 milhões (cerca de R$ 199,1 milhões) em premiações desde a fase preliminar.

Além do troféu e dos valores, o título continental colocou o Botafogo na disputa da estreia do Super Mundial de 2025. O alvinegro do Rio de Janeiro caiu no mesmo grupo que Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Seattle Sounders.

Ainda não acabou
Na noite deste domingo, 8, o Botafogo embarca para Doha, no Catar. Com a vaga conquistada pelo título da Libertadores, o Glorioso encerra o ano com a disputa da Copa Intercontinental. A competição substitui o antigo formato do Mundial no calendário.

Já na próxima quarta, 11, o time de Artur Jorge estreia contra o Pachuca, do México, em uma espécie de quartas de final que recebeu o nome de ‘Derby das Américas’. Quem passar, enfrenta o Al Ahly na semifinal.

Assim como nas edições anteriores do Mundial, o duelo mais aguardado é a final contra o clube europeu. Desta vez, entretanto, o representante da UEFA, no caso o Real Madrid, entra direto para a decisão, marcada para 18 de dezembro, em Lusail.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.