Menu

Taxar compras internacionais é proteger o comércio local

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Marcello Moura

Nos próximos dias será discutida e votada a proposta que prevê o aumento da alíquota de ICMS para compras em sites internacionais ao consumidor final, as famosas “taxa das blusinhas”.

Anúncio

É importante lembrar que, mesmo que seja um aumento de tributos, podemos entender essa medida como uma política pública voltada a preservar e fortalecer o comércio local.

Mesmo que alguns digam que não se deve proteger empresários, precisamos lembrar que os empregos formais, são gerados nas empresas, e que sem emprego, não existe consumo, portanto, o comércio local é o grande responsável pela geração de riquezas e tributos.

O desequilíbrio que a enxurrada de produtos chineses causa em nossa economia precisa ser tratado com certa urgência, afinal, a China tem um custo de produção muito inferior ao nosso, com escalas de trabalho muito piores do que a 6×1 brasileira, com 72 horas semanais e férias de 5 dias por ano.

Há décadas não compramos produtos da linha branca de empresários acreanos. Agora, estamos perdendo o setor de farmácias e drogarias para players nacionais.

Se não houver uma intervenção pública imediata, a situação vai se agravar ainda mais, trazendo mais pobreza e desalento ao nosso povo.

Espero que essa Lei seja aprovada e que o comércio local volte a ser mais competitivo. Que nossos empresários aumentem suas vendas, gerando cada vez mais empregos, riqueza e prosperidade.

Marcello Moura é presidente da Acisa.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.