Menu

Operação tenta impedir entrada de facção em cidades do TO

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na manhã desta sexta-feira (6), mais de 80 agentes da Polícia Civil cumprem 30 mandados judiciais em Augustinópolis, Carrasco Bonito, Praia Norte e Axixá do Tocantins, no Bico do Papagaio. A operação busca desarticular uma organização criminosa que tentava se estruturar na região.

Ao todo são 16 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, da Vara Criminal da Comarca de Augustinópolis. A operação conta com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Ministério Público e Polícia Militar.

Anúncio

Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a organização criminosa tentava ocupar o espaço deixado por uma facção do estado do Maranhão, que foi desarticulada durante a operação Absterge, realizada pela Polícia Civil em 2022.

Naquela ocasião, mais de 30 membros da facção maranhense foram presos preventivamente e, posteriormente, condenados a penas que, somadas, ultrapassam 700 anos de reclusão.

Assim que as inteligências das forças policiais identificaram a articulação do grupo criminoso, foi instaurado um inquérito policial para apurar a responsabilidade de todos os envolvidos. A Operação Prophylaxis foi planejada com o objetivo de impedir a consolidação da facção.

O nome Prophylaxis, foi escolhido em alusão ao conceito de profilaxia, que significa a prevenção de doenças por meio de medidas antecipadas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.