Na manhã desta sexta-feira (6), mais de 80 agentes da Polícia Civil cumprem 30 mandados judiciais em Augustinópolis, Carrasco Bonito, Praia Norte e Axixá do Tocantins, no Bico do Papagaio. A operação busca desarticular uma organização criminosa que tentava se estruturar na região.
Ao todo são 16 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, da Vara Criminal da Comarca de Augustinópolis. A operação conta com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Ministério Público e Polícia Militar.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a organização criminosa tentava ocupar o espaço deixado por uma facção do estado do Maranhão, que foi desarticulada durante a operação Absterge, realizada pela Polícia Civil em 2022.
Naquela ocasião, mais de 30 membros da facção maranhense foram presos preventivamente e, posteriormente, condenados a penas que, somadas, ultrapassam 700 anos de reclusão.
Assim que as inteligências das forças policiais identificaram a articulação do grupo criminoso, foi instaurado um inquérito policial para apurar a responsabilidade de todos os envolvidos. A Operação Prophylaxis foi planejada com o objetivo de impedir a consolidação da facção.
O nome Prophylaxis, foi escolhido em alusão ao conceito de profilaxia, que significa a prevenção de doenças por meio de medidas antecipadas.