Menu

Longo faz audiência sobre transportes e contribuições do Porto de Chacay ao Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta sexta-feira (6) uma audiência pública para debater os problemas logísticos enfrentados no setor de transporte de câmaras frias e cargas do Acre, além dos impactos do Porto de Chancay na economia acreana.

O evento é fruto de um requerimento do deputado Pedro Longo, que conduziu as discussões.

Anúncio

Diversas lideranças e representantes de instituições participaram da audiência, a saber: o presidente da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Acre (Adrac), Matheus Hernandes; o presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa), Marcelo Moura; o representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt), Atílio da Costa; o presidente da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assur Mesquita; o representante do Consulado Peruano no Acre, Pedro Alberto; a representante da Suframa, Camila Tavares; o delegado federal Felipe Peres;
a presidente do Sindicato dos Transportes, Nazaré Cunha; o superintendente interino da PRF, Bruno Duarte; o representante da Sefaz, Evaldo Oliveira; o empresário Adem Araújo; e o diretor da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Adalberto José.

Durante o encontro, os integrantes debatarem as estratégias para integrar a economia local à dinâmica do Porto de Chancay (um megaporto localizado no Peru, a 80 quilômetros da capital Lima), que tem potencial para se tornar um importante canal de exportação para produtos acreanos.

“Foi uma reunião muito produtiva porque nós queremos que o Acre não seja apenas uma rota de passagem para o Porto de Chancay, mas que essa nova rota deixe benefícios para o nosso Estado. Que se possa industrializar produtos locais, para agregar valor, e que nosso setor de transporte/logística possa ser contemplado com novas oportunidades e, de uma maneira geral, o desenvolvimento de toda economia acreana”, destacou o deputado.

Representantes do setor de transporte destacaram as dificuldades enfrentadas pelos operadores logísticos, como a precariedade das estradas e a falta de infraestrutura adequada para o transporte de cargas perecíveis.

O deputado, por fim, fez questão de afirmar que a audiência pública resultou em propostas que deverão ser encaminhadas aos governos estadual e federal, visando melhorar a infraestrutura e fortalecer o setor logístico no Acre.

“Cada um tem seu dever de casa, e todos devem entender sua responsabilidade para que possamos avançar. Vamos formar um grupo de trabalho no início do ano para dar continuidade aos esforços”, concluiu.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.