Para prevenir eventos com potencial para causar desastres que envolvam grandes volumes de água com antecedência, uma das ferramentas é a Plataforma de Coleta de Dados (PCD) existentes nos municípios.
Dependendo do local e da intensidade da situação, são feitos os primeiros alertas e acionadas as autoridades municipais e estaduais.
O trabalho de manutenção e acompanhamento é realizado pela Defesa Civil Estadual e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Nos últimos meses, a com a chegada do período de chuvas, época que acontecem as grandes enchentes no Acre, equipes da Defesa Civil estão indo aos municípios realizar a manutenção dos postos de réguas e da Plataforma de Coletas de Dados.
Nos últimos dias, o trabalho foi realizado no município de Jordão, um dos quatro de difícil acesso do Estado. Conforme o coronel bombeiro James Gomes, responsável pelo trabalho, a atividade complexa que envolve tanto equipamentos de coleta de informações quanto profissionais que realizam os trabalhos e a análise dos dados.
“Buscamos a excelência dos processos para que o fluxo da informação seja cada vez mais eficiente diante dos eventos extremos”, reforça.
No Jordão, a equipe da Defesa Civil participou ainda de uma sessão solene na Câmara Municipal para explicar a importância do trabalho de monitoramento.
Para prevenir eventos com potencial para causar desastres que envolvam grandes volumes de água com…
Nos próximos dias, deve ser publicada no Diário Oficial a lei que cria o Fundo…
A Promotoria de Justiça Cível de Brasiléia, vinculada ao Ministério Público do Estado do Acre…
O Instituto Consulplan emitiu uma nota na última quinta-feira, 5, comunicando a prorrogação do prazo…
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta sexta-feira (6) uma audiência pública para debater…
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a sete municípios acreanos que prestem contas do uso…