Menu

Contas de Neném Almeida das eleições 2024 são aprovadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) aprovou, com ressalvas, a prestação de contas do vereador eleito Neném Almeida (MDB), que disputou as eleições municipais de 2024 em Rio Branco. A decisão foi fundamentada na Lei nº 9.504/1997 e na Resolução TSE nº 23.607/2019.

O juiz eleitoral Fábio Alexandre Costa de Farias destacou duas irregularidades na análise:

Anúncio

1. Gastos com contabilidade

Foi registrado um pagamento de R$ 4.600,00 à empresa J M B Prado (CNPJ 14.315.295/0001-08) pelos serviços de contabilidade, mas o valor efetivamente pago foi de R$ 3.220,00. O magistrado classificou a inconsistência como uma falha formal, uma vez que os recursos foram devidamente empregados e os documentos fiscais de comprovação foram apresentados. Assim, foi aplicada apenas uma ressalva.

2. Gastos com materiais impressos

O gasto com a empresa Blackrocha Gestão de Negócios LTDA (CNPJ 24.995.982/0001-67) apresentou irregularidades. Inicialmente, não foi apresentado documento fiscal que comprovasse o gasto, e as informações registradas no sistema de fiscalização apresentaram inconsistências.

Embora Rogério não constasse na ficha de qualificação do prestador, a gestão financeira por ele realizada foi reconhecida pelo candidato. A comprovação ocorreu por meio das notas fiscais nº 362 e nº 423, além da movimentação bancária, indicando a correta aplicação dos recursos. O juiz responsável pela decisão destacou que a ausência de registro do gestor financeiro é uma falha formal e não compromete a destinação dos recursos.

“A ausência de registro do gestor financeiro seria melhor enquadrada como falha de natureza formal, sendo suficiente a consignação de ressalva, sem macular o negócio jurídico firmado. A sanção de devolução de recursos deve ser reservada para casos de uso indevido, o que não se aplica aqui. Assim, quanto aos itens 8.1.2 e 8.1.4, entendo que as irregularidades foram parcialmente sanadas, sendo suficiente a consignação de ressalva”, declarou o juiz.

A decisão final aprovou as contas com ressalvas, baseando-se nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, conforme o art. 30, II, da Lei nº 9.504/1997 e o art. 74, II, da Resolução TSE nº 23.607/2019.

Neném Almeida agradece decisão

O vereador eleito comentou a decisão ao ac24horas e demonstrou gratidão pela aprovação. “Não teve nada de errado. Agradeço a Deus e à justiça, que sempre fazem o melhor para nós. Dei minha senha à justiça porque quis, pois não tenho nada a esconder. A denúncia feita não envolvia meu nome. Vou continuar plantando o bem e orando por quem me persegue. Deus é maravilhoso”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.