O governador Gladson Cameli (Progressistas) oficializou nesta sexta-feira, 6, a criação do Prêmio Laço Branco e Laço Lilás pelo Fim da Violência de Gênero. A iniciativa busca reconhecer homens e mulheres que se destacam na luta contra a violência de gênero, com foco na prevenção, conscientização e promoção dos direitos das mulheres.
O prêmio será concedido anualmente, simbolizado por um laço branco para homenagear homens e um laço lilás para mulheres, em reconhecimento às suas contribuições no enfrentamento da violência de gênero. Os objetivos incluem: Reconhecer iniciativas que promovam a igualdade de gênero e defendam os direitos das mulheres; homenagear ações de combate à violência doméstica e familiar e incentivar a conscientização social e a mobilização contra a violência de gênero.
A premiação será destinada a indivíduos que se destaquem em áreas como: conscientização e educação: desenvolvimento de campanhas e programas educativos; políticas públicas: participação na formulação ou execução de políticas preventivas; apoio às vítimas: atuação em redes de suporte jurídico, psicológico ou social e exemplos de liderança: atitudes e comportamentos que inspiram respeito e solidariedade.
A organização do prêmio ficará a cargo da Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER), que estabelecerá os critérios de indicação e julgamento por meio de portaria anual. A cerimônia de entrega ocorrerá, preferencialmente, durante a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro.