O governador Gladson Cameli (Progressistas) sancionou nesta quarta-feira, 4, a Lei nº 4.497/2024, que institui o Programa Alfabetiza Acre, voltado para o fortalecimento da alfabetização nas redes públicas estadual e municipal de ensino. A iniciativa busca melhorar os índices educacionais do estado e garantir que crianças estejam plenamente alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O programa será implementado pelo Poder Executivo em regime de colaboração com os municípios, que poderão aderir mediante assinatura de um termo de compromisso.
O Alfabetiza Acre atenderá crianças da educação infantil (pré-escola) e estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em assegurar que todos estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, recompor aprendizagens em leitura e escrita para estudantes do 3º ao 5º ano e promover a equidade e o desenvolvimento pleno das crianças, além de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O programa será estruturado em eixos como gestão e governança, melhoria da infraestrutura física, monitoramento de resultados educacionais, além de iniciativas para reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.
Para garantir o impacto, o governo realizará avaliações externas anuais e censitárias nos 2º e 5º anos, alinhadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Além disso, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) criará um prêmio estadual para reconhecer práticas pedagógicas e gestões exitosas que promovam o direito à alfabetização.
A Polícia Federal (PF) iniciou uma operação na manhã desta terça-feira (10) para desmantelar uma…
O governador Gladson Cameli (Progressistas) sancionou nesta quarta-feira, 4, a Lei nº 4.497/2024, que institui…
A vereadora Elzinha Mendonça (PP) manifestou-se nesta quarta-feira, 4, contra o veto do prefeito de…
O vereador eleito pelo MDB, Neném Almeida, teve sua prestação de contas rejeitada pelo Ministério…
A maior campanha de Natal do país, que este ano completa 35 anos, segue a…
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (3) referendar a decisão individual…