O programa Voa Brasil, considerado o primeiro programa de inclusão social da aviação brasileira, destinado aos aposentados do INSS, e que oferece passagens a R$ 200 o trecho, já acumula a reserva de mais de 20 mil passagens para todos os estados brasileiros. Conforme o do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o número de reservas equivale a 150 aeronaves lotadas de aposentados.
Apesar dos descontos e da facilidade, o Voa Brasil ainda não empolgou os aposentados acreanos. Um balanço do Governo Federal mostra que apenas 11 passagens foram emitidas no Acre nos quatro primeiros meses do programa.
Os números contabilizados mostram ainda que 77 cidades de todos os estados brasileiros foram escolhidas neste período. Os 10 destinos mais procurados nos primeiros quatro meses foram São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte. Juntas, estas cidades receberam 78% de todo o volume de reserva do Voa Brasil no período. Sudeste (com 44%) e Nordeste (40%) foram as regiões mais procuradas, seguidas por Centro-Oeste (8%), Sul (5%) e Norte (3%).
As cinco cidades mais procuradas por região nestes quatro meses foram:
Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Vitória
Sul: Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Navegantes
Nordeste: Fortaleza, Recife, Salvador, João Pessoa e Natal
Norte: Belém, Manaus, Palmas, Santarém e Porto Velho
Centro-Oeste: Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Caldas Novas
A avaliação para a baixa adesão no Acre é a de que o programa ainda é desconhecido por grande parte dos aposentados.
As passagens são adquiridas através da plataforma Gov.br, sendo necessário que o aposentado tenha um nível de conta prata ou ouro para realizar a compra do bilhete.