Uma equipe de estudantes do Estado, da Universidade Federal do Acre (UFAC), foi premiada pelo projeto “Plantas que transformam”, na primeira edição do Desafio de Saul Benchimol, na última sexta-feira, 29, em Manaus (AM).
O objetivo da premiação, no total de R$ 20 mil dividido entre as quatro equipes ganhadoras, foi reconhecer os projetos desenvolvidos por universitários do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima para enfrentar problemas socioambientais da Amazônia. O evento foi organizado pela Bemol em parceria com a Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores).
O projeto propõe capacitar comunidades ribeirinhas do Norte a identificar, cultivar e utilizar plantas alimentícias não convencionais (PANCs) para enfrentar desafios como desnutrição e a dificuldade de acesso a alimentos frescos. A iniciativa prevê workshops presenciais e online, produção de materiais educativos e parcerias com universidades, ONGs e empresas alinhadas aos valores de sustentabilidade.
Segundo Ariane de Freitas, integrante da equipe acreana, a iniciativa foi inspirada em uma experiência familiar de um dos estudantes. “A inspiração veio da experiência de um dos integrantes do grupo, cuja família enfrentou dificuldades para conseguir alimentos frescos enquanto vivia em uma comunidade ribeirinha no Acre. Essa realidade ainda é comum em muitas regiões, e nosso objetivo é promover alternativas alimentares sustentáveis e nutritivas, aproveitando os recursos locais”, explica.
Para Elias Gabriel, Presidente Executivo da Brasil Júnior, o projeto foi mais do que uma competição. “O Desafio Saul Benchimol representou uma oportunidade para a juventude da Amazônia aplicar seus conhecimentos em projetos que impactam diretamente suas comunidades”, destaca.
Ao longo do desafio, os estudantes passaram por etapas intensivas de mentoria, workshops e apresentações. O projeto homenageou Saul Benchimol, cofundador da Bemol, cuja trajetória sempre esteve alinhada com o incentivo à educação e ao empreendedorismo na Amazônia, pilares que inspiraram a criação desta iniciativa.
Assessoria