Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com 109 casos de HIV, Cruzeiro do Sul inicia Campanha com testes rápidos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em Cruzeiro do Sul, onde há 109 pessoas com HIV, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu nesta segunda-feira,2, na praça Orleir Cameli, a Campanha Dezembro Vermelho, de prevenção à AIDS. As equipes da saúde realizam durante todo o dia no local, testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV.


O vendedor ambulante, Francisco Silva da Conceição, passava pelo local e aproveitou para fazer os atendimentos. “É muito bom, porque a gente se previne das doenças. Fazendo o exame a gente pode saber qual doença tem e se tratar”, destacou.


Das 109 pessoas cadastradas com HIV, no município, 9 foram casos diagnosticados em 2024. Na tentativa de evitar novos casos, a secretaria municipal de Saúde vai levar a Campanha Dezembro Vermelho para as escolas, bares e outros estabelecimentos da cidade.

Anúncio


“A Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul com a Secretaria Municipal de Saúde vem investindo muito em prevenção à saúde dos munícipes. Fazemos os testes rápidos e acompanhamos os casos. Vamos também estar com essa campanha nas escolas, nos bares, em casas noturnas e outros locais, conscientizando a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e os riscos da doença”, explicou o secretário de saúde, Áureo Neto.


O Atendimento Especializado – SAE do município, oferece todo suporte para prevenção e também para o tratamento de casos diagnosticados e dispõe dos dois medicamentos: a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV).


A PEP é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico). Já a PrEP é o uso dos medicamentos antirretrovirais antes da exposição ao HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com o vírus. A PrEP deve ser usada quando a pessoa se encontra em alto risco de contrair o HIV.


“Estamos realizando também orientações sobre a PrEP, sobre a PEP e outros preservativos, feminino e masculino”, enfatizou a coordenadora do SAE, Rafaela Palmeira.


Além do Serviço de Atendimento Especializado – SAE, localizado ao lado do Centro do Agricultor, os medicamentos estão disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, localizado na Unidade da 25 de Agosto.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido