Menu

Pesquisar
Close this search box.

Servidores e empresários são presos contra garimpo ilegal no Pará

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma operação da Polícia federal contra o garimpo ilegal de ouro na região do Tapajós, oeste do Pará, nesta quinta-feira (28), prendeu dois servidores públicos, dois empresários e apreendeu carros de luxo, ouro e joias. Além dos 4 mandados de prisão, foram cumpridos 21 mandados de busca, sequestro de bens e medidas cautelares de afastamento dos servidores da função pública.


Os mandados foram cumpridos em Santarém, Itaituba, Altamira, Rio de Janeiro e Goiânia. Não há informação sobre a quem pertence os 8 carros de luxo apreendidos e nem sobre a quantidade de ouro e dinheiro recolhidos na operação.


Os nomes e os cargos dos alvos da operação Cobiça não foram divulgados oficialmente, há informações que os servidores presos são oficiais da Polícia Militar, sendo 1 coronel e 1 tenente-coronel, com cargos de comando em Itaituba, no sudoeste do Pará; e que os alvos de busca e apreensão em Itaituba, são: 1 major, 1 capitão, 4 sargentos e 1 cabo, todos da PM. Quanto aos empresários, os dois alvos da operação residem em Goiânia.

Anúncio


O coronel preso, tem um apartamento de luxo em um edifício localizado no bairro Aeroporto Velho, em Santarém. O endereço foi alvo de busca e apreensão. Houve a necessidade de arrombar algumas portas nas residências dos dois oficiais da PM em Itaituba durante a operação da Polícia Federal. Além disso, um dos carros de luxo teria sido apreendido na residência de um policial militar em Itaituba.


Segundo as investigações, os servidores públicos investigados receberam, durante meses sucessivos, uma espécie de mesada de empresas e outras pessoas investigadas para que facilitassem a extração ilegal e comercialização de ouro de terras indígenas e de área de reserva legal.


Esses servidores, ainda de acordo com a PF, não só se abstiveram de reprimir os crimes ambientais cometidos pelas empresas, como atuaram na logística e na segurança do ouro ilegal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido