Um dos debates a nível nacional que em nada prejudica o setor agropecuário acreano é o do “boicote da Carrefour”. Os frigoríficos do estado não abastecem o grupo francês. Para o Sindicarnes, o protecionismo à carne brasileira acaba sendo positivo para pecuaristas do estado.
Com crescimento de 6,65% ao ano, a estimativa é que até 2030 o rebanho bovino acreano chegue a 7,7 milhões de cabeças. Atualmente, esse número é de 5 milhões, com uma capacidade de abate diário de 1.200 cabeças de gado. 25% de toda produção atende o mercado exterior.
O Superintendente do DNIT, Ricardo Araújo, levou todos os engenheiros do órgão para uma vistoria às obras da BR-364 e o planejamento da reconstrução da rodovia. A previsão é de investimentos de R$ 800 milhões. Araújo aposta todas as fichas que os recursos não passarão pelos cortes anunciados ontem (28) pelo ministro Haddad.
Leitor acreano é realmente criativo. Com as denominações já conhecidas por ampla divulgação da grande mídia, que chama os defensores de lula de “Lulistas” e de Bolsonaro, de “Bolsonaristas”, por aqui resolveram apelidar os apaixonados por Gladson de “Glassistas”. Esse Acre…
Parece brincadeira, mas não é. Longe disso. O local é na Aldeia Povo Junto, Rio Tarauacá, na Terra Indígena Praia do Carapanã. A comunidade precisa de apoio urgente. Há um ataque de lagartas que está destruindo roçados inteiros. Diante do grave problema, surge um gaiato e diz: “chama o Bocalom!”
A segurança alimentar, que já é algo sensível nessas regiões, fica ameaçada diretamente. A Funai precisa intervir; precisa apoiar. Em outros tempos, a Secretaria de Estado de Produção Familiar apoiava. Mas hoje, o Estado nem sabe o que é isso. Idaf também poderia ajudar.
Está na conta dos servidores da educação, R$ 17 milhões da VDP. O governador Gladson Cameli gravou vídeo anunciando os recursos e colocando fim aos burburinhos de calote aos trabalhadores do setor.
O comércio varejista espera que o dinheiro dos prêmios de valorização e décimo terceiro salários aqueçam a economia neste final de ano. Até agora, as coisas estão mais paradas que água de açude. Essa grana é que movimenta a economia. Hoje, os comerciantes locais ainda enfrentam a forte concorrência das compras pela internet, onde o dinheiro não fica por aqui.
Falando em Educação, os professores têm reclamado que o Sinteac anda muito submisso ao governo e à prefeitura de Rio Branco. Em algumas questões importantes, anda falando muito baixo para quem tem como missão defender os educadores. O que é isso, companheira Rosana Nascimento?
Ao afrontar Marcio Bittar, na escolha da homenagem ao nome do elevado da Dias Martins – setor AABB – a vereadora Elzinha Mendonça demonstra total desalinhamento e coloca o estado e o munícipio em ‘saias justas’. É que lá atrás, no lançamento da obra, o nome garantido para homenagem foi de Mamed Bittar, pai do senador Marcio Bittar, autor da emenda da obra.
O líder do prefeito, vereador Marcos Luz, colocou fogo no parquinho ao declarar que o projeto de lei de Elzinha, que propõe o nome de Flaviano Melo ao elevado da AABB, deve ter consenso de todos os vereadores. Será que Luz combinou com o Bocalom?
A Assembleia será acionada pelo Palácio Rio Branco para homenagem a Flaviano Melo. O governador Gladson Cameli quer ampliar o nome fantasia da Fundação Hospitalar do Acre, consagrando o emedebista.
Outro assunto que precisa ser discutido na segurança pública é a quantidade atual de Policiais Penais, insuficiente para atender o número de presos. Conforme profissionais que trabalham nos presídios, com o efetivo é até pequena a quantidade de fugas no Complexo Penitenciário de Rio Branco e nos presídios do interior.
Anac, Ageac e Imac são, segundo fontes palacianas, os órgãos estaduais prioritários que devem ser atingidos pela reforma administrativa que o governador Gladson deve promover para o ano que vem. São setores que o 01 não estaria satisfeito com os resultados.
Quem tem mais de 50 ao menos tem uma dimensão, mesmo que remota, da importância do Frei Clodovis Boff no debate teológico e na relação com a vida na Amazônia. Pois eis que ele lança mais um livro: “Por uma Igreja em Subida”. Será dia 13 de dezembro, às 18 horas, no Santuário São Peregrino.
Clodovis está no Acre por decisão. Recluso, discreto, avesso aos holofotes da imprensa. É um teólogo que se esforça em relacionar os dramas da espiritualidade com o trabalho da Igreja Católica.
Um dos debates a nível nacional que em nada prejudica o setor agropecuário acreano é…
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária, informou na…
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e os deputados federais Socorro Neri e Zezinho Barbary,…
Alex de Araújo Lopes, de 24 anos, foi ferido com uma facada na cabeça durante…
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa…
Nesta quinta-feira (28), o deputado Adailton Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa…